O que é?
A Venda Digitada é um canal de vendas online que funciona através de uma parceria da Mundipagg. Ele te permite realizar vendas sem a presença física do cartão.
O diferencial da Venda Digitada para as outras opções de pagamentos à distância que temos é a recorrência, que é a programação de cobranças que serão feitas de forma automática durante um período estabelecido.
Na Venda Digitada será possível vender apenas na modalidade crédito com as seguintes bandeiras: Master, Visa, Elo, Hiper e Amex.
Como acessar?
- Acesse o Portal da Mundipagg e clique em Entrar.
- Clique em API antiga e informe o seu e-mail e senha previamente cadastrados.
Lembre-se: caso tenha esquecido sua senha de acesso, clique em Esqueci minha senha.
Como fazer uma venda?
Depois de acessar a plataforma, clique em CallCenter, que aparece no lado esquerdo. Após isso, siga com o preenchimento das informações da compra, como ensinamos abaixo.
Passo 1: Dados do Comprador:
Neste campo você deve cadastrar os dados do seu cliente. É possível pular essa etapa, a venda não será afetada. No entanto, ter os dados do comprador facilita uma busca no futuro, caso necessário.
Após o preenchimento da informação, siga para o próximo passo clicando no botão que aparece no canto inferior direito da página.
Lembre-se: se você tiver mais de um cadastro com acesso à Mundipagg, escolha qual loja fará a venda.
Passo 2: Tipo de Venda:
Depois de escolher a loja (caso tenha mais de um cadastro) e preencher os dados do comprador, será preciso selecionar o tipo de venda que você deseja fazer.
1. Venda avulsa:
Trata-se de única venda, ou seja, uma única cobrança para o seu cliente. Escolhendo essa opção, prossiga para o próximo passo clicando no botão no lado inferior direito da tela.
2. Venda recorrente:
Vendas recorrentes são vendas sucessivas, como uma assinatura mensal, bimestral, semestral ou anual de uma revista.
Lembre-se: cada pagamento de uma recorrência será uma cobrança no crédito à vista, ou seja, você receberá o valor depois de 30 dias.
a) Ao escolher essa opção, selecione a data em que ocorrerá a primeira cobrança para o comprador.
b) Selecione a frequência com que o seu cliente será cobrado.
- Escolha se a cobrança será diária, semanal, mensal ou anual.
- Selecione o número de repetições e quantas vezes o comprador será cobrado.
Exemplo:
Lembre-se: em caso de recorrências infinitas, ou seja, cobranças onde o cliente não tem um prazo definido para deixar de ser cobrado, basta colocar “0” no campo Número de Cobranças. É importante lembrar que as cobranças serão infinitas até a data de validade do cartão do comprador.
c) Após preencher os dados da recorrência, clique no botão que aparece no canto inferior direito para prosseguir.
Passo 3: Meio de Pagamento
A venda digitada só aceita a modalidade crédito, então você deverá selecionar a opção Cartão de Crédito.
a) Preencha os dados do cartão de crédito do comprador.
b) Escolha uma das opções abaixo:
- Autorizar e capturar: é quando, de fato, nós capturamos a transação.
- Capturar somente: somente identifica se a transação pode ser capturada. Exemplo: Se o cartão do comprador tem limite, se é um cartão válido, etc.
Lembre-se: escolhendo a opção Capturar somente a venda não é cobrada de fato. Será necessário capturar essa transação manualmente, no prazo de até sete dias corridos (após a autorização), pois o status da mesma vai ser Autorização pendente de captura. Para isso, basta abrir a transação, e em Dados Gerais ir até a opção Capturar transação.
Passo 4: Resumo
Esta tela mostrará um resumo da venda.
- Confira os dados preenchidos.
- Caso esteja tudo certo, vá em Realizar Pagamento para concluir.
- Depois disso, você será redirecionado para uma nova janela informando se a transação foi aprovada ou não.
Em caso positivo, no qual a transação foi aprovada, uma sinalização verde aparecerá juntamente com um link abaixo, possibilitando sua consulta no próprio Portal da Mundipagg.
Caso a notificação da transação apareça em vermelho, significa que a mesma não foi aprovada.
Dúvidas Frequentes
1. Como cancelar uma venda recorrente?
- Acesse o Portal da Mundi;
- Em Transações, escolha a recorrência e clique em cima dela;
- Vá em “Dados da recorrência” e selecione a opção “Cancelar recorrência”. Nela, é possível cancelar todas as cobranças futuras, as que já foram capturadas permanecem capturadas, são canceladas apenas se o cliente fizer manualmente.
2. Como cancelar uma venda avulsa?
- Acesse o Portal da Mundigg.
- Em Transações, selecione a transação que deseja cancelar e dê um duplo clique sobre a mesma.
- Nos detalhes da transação, clique em Ações e depois em Cancelar transação.
- Caso deseje cancelar o valor total da transação, basta inserir sua senha de acesso e clicar em Confirmar.
- Para fazer um cancelamento parcial você deve inserir o valor a ser cancelado, inserir sua senha e clicar em Confirmar.
Ao cancelar uma transação o valor será devolvido ao seu cliente. O estorno de uma venda feita no crédito pode aparecer até duas faturas depois para o comprador, dependendo da data de fechamento da fatura.
3. Onde encontro o comprovante da transação?
- Acesse o Portal da Mundipagg;
- Em Transações, localize a venda em questão e clique nela;
- Aparecerá a opção Emitir carta de autorização. Clique nela.
Este documento mostrará os valores da transação, dados do portador e do lojista.
4. Como visualizar detalhes das recorrências?
- Acesse o Portal da Mundipagg;
- Em Transações, localize a venda recorrente em questão e clique nela;
- Vá em Dados da Recorrência;
- Você conseguirá visualizar as recorrências capturadas (cobradas) e as futuras, que aparecerão como Autorização pendente.
5. Qual é a diferença entre uma venda recorrente e uma parcelada?
A venda parcelada consiste em uma única transação cujo valor é diluído mensalmente, dentro do número de parcelas que o comprador escolheu.
A recorrência nada mais é do que o agendamento de transações futuras. Estabelecimentos como academias ou lojas de assinaturas de revistas se interessam muito por essa forma de pagamento porque, diferente da venda parcelada, o limite disponível no cartão de crédito deve ser suficiente apenas para o valor de uma cobrança, ou seja, os valores cobrados futuramente não ficam travando o limite do cartão do comprador.