Aplicativo Pré-Autorização na Maquininha

O que é?

Um aplicativo que possibilita a realização de pagamentos com pré-autorização, ou seja, reservar um valor no limite do cliente final para realizar uma venda com captura total ou parcial do valor posterior à conclusão do serviço. Essa pré-autorização pode ter validade entre 30 e 4 dias corridos, a depender da bandeira do cartão e do ramo de serviço.

Este aplicativo está disponível nas versões mais recentes em todas as maquininhas Stone. 

  • POSs Android: A partir da versão 7.9.5, é possível baixar o aplicativo na Loja de Apps;
  • POSs Mamba (modelos Q92, S920 e V240M), a partir da versão 6.6.3 o aplicativo de Pré-autorização já vêm pré-instalado. Em versões anteriores, é necessário baixar o aplicativo da loja “+Apps”;


Como funciona?

Você realiza uma nova pré-autorização por meio da máquina, o valor da transação é reservado e poderá ser capturado em até 30 dias (a depender da bandeira do cartão e ramo de serviço). Isso significa que você tem este prazo para realizar a cobrança dessa pré-autorização ou efetuar o cancelamento dela.

A cobrança poderá ser feita por meio do menu "Pendentes", dentro do aplicativo de Pré-Autorização. Nessa opção, você conseguirá consultar todas as transações pendentes, será capaz de fazer a cobrança da transação ou seu cancelamento.

Quais os prazos para expiração da captura?

Os prazos de expiração para uma pré-autorização são definidos pelas bandeiras aceitas pelo produto. 

Para Mastercard, ELO e UnionPay o prazo é fixo em 30 dias. 

Para a bandeira VISA esse prazo é definido pelo ramo de serviço do cliente:

  • 29 dias corridos:
    • Linha de cruzeiros: 4411;
    • Hospedagem: 7011;
    • Aluguel de veículos: 7512;
  • 9 dias corridos:
    • Aluguel de aeronaves: 7999;
    • Aluguel de bicicletas (incluindo scooters elétricas): 7999;
    • Aluguel de barcos: 4457;
    • Aluguel de roupas e fantasias: 7296;
    • Aluguel de DVDs e vídeos: 7841;
    • Aluguel de equipamentos e ferramentas: 7394;
    • Aluguel de móveis: 7394;
    • Aluguel de motorhomes: 7519;
    • Aluguel de motocicletas: 7999;
    • Trailers e campings: 7033;
  • 4 dias corridos: Para todos os segmentos não listados acima.


Funcionalidades do app:

  • Apresentar a tela do menu com as opções: nova, pendentes e histórico de transações.
  • Possibilitar uma nova transação de pré-autorização.
  • Acessar a lista de transações pendentes para captura.
  • Consultar histórico de comprovantes de pré-autorizações já finalizadas no equipamento.


Maquininhas Android

Como Abrir o aplicativo Pré-Autorização

Caso ainda não possua o aplicativo:

  1. Clique em menu, na página inicial da maquininha;

     

  2. Selecione “Loja de aplicativos”;

  3. Busque por “Pré-autorização” e instale o aplicativo;


Depois de instalado, para abrir o aplicativo, você deve clicar no menu e abrir o aplicativo “Pré-Autorização”.

O aplicativo te mostrará o menu do aplicativo com três opções:

  • Nova;
  • Pendentes;
  • Histórico.

Como realizar uma nova transação no aplicativo:

a) Abra o app, conforme mostramos no tópico anterior;

b) Ao clicar na opção “Nova”, você será direcionado para a tela de inclusão do valor a ser processado da nova pré-autorização;


c) Ao selecionar a opção “Pagar”, a tela de “Pagamento” exibirá as opções:

  • À vista;
  • Parcelado sem Juros;




d) Será exibida uma tela com o resumo da transação com as informações:

  • Valor;
  • Modalidade;
  • Número de parcelas.



Para dar continuidade, você precisará inserir ou aproximar o cartão.

e) Ao inserir ou aproximar o cartão, será exibida uma tela informando a forma de pagamento escolhida, o valor total da transação e campo para digitação da senha do cartão, caso aplicável.

f) Se houver a necessidade de senha, no momento em que ela for inserida e confirmada, será exibida a tela de feedback da transação informando se a pré-autorização foi efetuada com sucesso ou não. Se não precisar de senha, irá direto para o feedback da transação.

g) Após a tela de Pré-Autorização efetuada, a filipeta será impressa com os dados de confirmação da pré-autorização.

Como consultar ou processar pré-autorizações pendentes no aplicativo:

a) Acesse o aplicativo.

b)  Clicando na opção “Pendentes”, será exibida uma tela de pré-autorização com a lista de transações pendentes para cobrança das mais recentes às mais antigas. Você terá a opção de filtros por: data de criação, últimos quatro dígitos do cartão, por data de vencimento e data personalizada.

Caso a máquina não possua conexão e você tente acessar a lista de transações pendentes, será exibida a tela com as transações contemplando a informação de que o usuário está sem conexão acompanhado da data última data de atualização e o botão “Atualizar”.

  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão seja restabelecida, será exibida a tela de “conexão recuperada”.

  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão não seja restabelecida, será a exibida uma tela com a informação “Sem conexão” com a opção de uma nova tentativa. Você poderá escolher entre tentar novamente ou não.


c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.


d) Ao clicar em uma das transações exibidas na tela, você seleciona a transação escolhida, onde será exibida uma tela com o detalhamento da mesma, informando os dados de: 


  • Modalidade;

  • Bandeira;

  • Nome;

  • Data de Criação;

  • Stone ID.


e) Nesta tela de detalhes da transação você terá duas opções:

  • Cancelar;

  • Cobrar.


f) Para selecionar uma das opções você deve clicar em cima da opção que deseja. Caso pressione o botão verde no teclado físico ou clique na opção “Cobrar” exibida uma tela informando o valor total da transação e com um campo para inserção do valor a ser cobrado, com a opção “Cobrar”. Para inserir o valor a ser cobrado ele deve utilizar o teclado físico.



g)  Ao clicar na opção “Cobrar” será exibida uma tela com a informação de “Cobrança Efetuada” e a filipeta com o comprovante será impressa.

Cancelar uma pré-autorização:

a) Faça a consulta da pré-autorização, conforme ensinamos no tópico anterior.

Após escolher a pré-autorização que deseja cancelar, você poderá clicar em “Cancelar”. Fazendo isso, será exibida uma tela informando que a pré-autorização no valor total da transação será cancelada, com as opções de “Agora Não” ou “Cancelar”.

b) Ao clicar na opção “Cancelar” será exibida a tela com a mensagem: Cancelamento Efetuado e a filipeta será impressa com o comprovante de cancelamento.

Consulta de histórico das transações:

a) Acesse o menu do aplicativo.


b) Ao selecionar a opção “Histórico” no menu, será exibida uma tela com a lista de comprovantes de pré-autorizações já processadas no equipamento, com a lista das mais recentes às mais antigas.

Essa tela também permite que você aplique filtro por: data de criação, últimos 4 dígitos do cartão, por data de vencimento ou data personalizada.


c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.

d) Ao selecionar a transação escolhida, será exibida uma tela com o detalhamento da transação, contemplando os dados de: 

  • Modalidade;

  • Bandeira;

  • Nome;

  • Data de criação;

  • StoneId;

  • Status da Transação.


e) Nesta tela você terá a opção de imprimir o detalhamento da transação.

f) Ao clicar na opção imprimir ou pressionar a tecla verde no teclado físico, a filipeta será impressa com todos os dados detalhados na transação

Maquininhas Mamba

Como abrir o aplicativo Pré-Autorização:

Baixe o aplicativo “Pre-autorização” no “+Apps”, caso ainda não possua o aplicativo.



Clique na barra verde com uma casinha branca” na tela inicial ou vá no botão verde da sua maquininha. O menu também pode ser acessado apertando a tecla verde do teclado da máquina.

No menu, procure o aplicativo chamado “Pré-Autorização”.



Para abrir o aplicativo, você deve entrar no menu e abrir o aplicativo “Pre-Autorização”.

O aplicativo te mostrará o menu do aplicativo com três opções:

  • Nova;

  • Pendentes;

  • Histórico.

Como realizar uma nova transação no aplicativo:

a) Abra o app, conforme mostramos no tópico anterior.



b)  Ao clicar na opção “Nova”, será possível acessá-la clicando sobre ela ou apertando o número 1 do teclado físico. Você será direcionado para a tela de inclusão do valor a ser processado da nova pré-autorização. Para adicionar o valor da transação basta utilizar o teclado físico e selecionar a opção “Pagar”, clicando sobre ela na tela ou apertando o botão verde do teclado físico para prosseguir.



c) Ao selecionar a opção “Pagar”, a tela de “Pagamento” exibirá as opções:


  • À vista;

  • Parcelado sem juros.


No teclado físico, aperte a tecla 1 para escolher a opção de pagamento à vista, ou a tecla 2 para opção de pagamento parcelado sem juros.



d) Será exibida uma tela com o resumo da transação com as informações:


  • Valor;

  • Modalidade;

  • Número de parcelas.


Para dar continuidade, você precisará inserir ou aproximar o cartão.


e) Ao inserir ou aproximar o cartão, será exibida uma tela informando a forma de pagamento escolhida, o valor total da transação e campo para digitação da senha do cartão, caso aplicável.

f) Se houver a necessidade de senha, no momento em que ela for inserida e confirmada, será exibida a tela de feedback da transação informando se a pré-autorização foi efetuada com sucesso ou não. Se não precisar de senha, irá direto para o feedback da transação.

g) Após a tela de pré-autorização efetuada, a filipeta será impressa com os dados de confirmação da pré-autorização.



Como consultar ou processar pré-autorizações pendentes no aplicativo:

a) Acesse o aplicativo.



b)  Clicando na opção “Pendentes” ou clicando no botão 2 no teclado físico, será exibida uma tela de pré-autorização com a lista de transações pendentes para cobrança das mais recentes às mais antigas. Você terá a opção de filtros por: data de criação, últimos quatro dígitos do cartão, por data de vencimento e data personalizada.



c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.



d) Ao clicar em uma das transações exibidas na tela, você seleciona a transação escolhida, onde será exibida uma tela com o detalhamento da mesma, informando os dados de: 

  • Modalidade;

  • Bandeira;

  • Nome;

  • Data de Criação;

  • Stone ID.


e) Nesta tela de detalhes da transação você terá duas opções:

  • Cancelar;

  • Cobrar.




f) Para selecionar uma das opções você deve clicar em cima da opção que deseja. Caso pressione o botão verde no teclado físico ou clique na opção “Cobrar” exibida uma tela informando o valor total da transação e com um campo para inserção do valor a ser cobrado, com a opção “Cobrar”. Para inserir o valor a ser cobrado ele deve utilizar o teclado físico.


g) Caso a máquina não possua conexão e você tente acessar a lista de transações pendentes, será exibida a tela com as transações contemplando a informação de que o usuário está sem conexão acompanhado da data última data de atualização e o botão “Atualizar”.

  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão seja restabelecida, será exibida a tela de “conexão recuperada”.

  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão não seja restabelecida, será a exibida uma tela com a informação “Sem conexão” com a opção de uma nova tentativa. Você poderá escolher entre tentar novamente ou não.




h)  Ao clicar na opção “Cobrar” será exibida uma tela com a informação de “Cobrança Efetuada” e a filipeta com o comprovante será impressa.

Cancelar uma pré-autorização:

a) Faça a consulta da pré-autorização, conforme ensinamos no tópico anterior.

Após escolher a pré-autorização que deseja cancelar, você poderá clicar em “Cancelar”. Fazendo isso, será exibida uma tela informando que a pré-autorização no valor total da transação será cancelada, com as opções de “Agora Não” ou “Cancelar”.



b) Ao clicar na opção “Cancelar” será exibida a tela com a mensagem: Cancelamento Efetuado e a filipeta será impressa com o comprovante de cancelamento.

Consulta de histórico das transações:

a) Acesse o menu do aplicativo.


b) Ao selecionar a opção “Histórico” no menu ou pressionar a tecla 3 no teclado físico, será exibida uma tela com a lista de comprovantes de pré-autorizações já processadas no equipamento, com a lista das mais recentes às mais antigas.

Essa tela também permite que você aplique filtro por: data de criação, últimos 4 dígitos do cartão, por data de vencimento ou data personalizada.




c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.

d) Ao selecionar a transação escolhida, será exibida uma tela com o detalhamento da transação, contemplando os dados de: 

  • Modalidade;

  • Bandeira;

  • Nome;

  • Data de criação;

  • StoneId;

  • Status da Transação.



e) Nesta tela você terá a opção de imprimir o detalhamento da transação.

f) Ao clicar na opção imprimir ou pressionar a tecla verde no teclado físico, a filipeta será impressa com todos os dados detalhados na transação.

Cobrança ou cancelamento da pré-autorização pelo Stone ID

Nos casos em que o você não esteja com a maquininha de origem da pré-autorização, é possível cobrar ou cancelar pelo StoneID da transação. O StoneID é um número que pode ser encontrado no comprovante/filipeta que sai da máquina.

a) Vá até o menu principal do aplicativo, selecione a opção “Pendentes”, ou pressione a tecla “2”;

b) Acesse a opção: “Cobre ou cancele pelo StoneID”;

c) Será exibida uma tela informando que, ao usar esse recurso manual, a cobrança ou cancelamento manual não aparecerão nesta maquininha. Para continuar, você deve clicar em “Entendi”;

d) Ao decidir continuar, será exibida uma tela com o passo a passo para realizar uma cobrança ou um cancelamento manual e as opções “Cancelar” ou “Cobrar”. Precisaremos do comprovante (filipeta) do lojista para concluir os próximos passos. Nela está o Stone ID da transação;

e) Ao selecionar a opção “Cobrar”, você deve inserir o valor a ser cobrado e o StoneID da transação. Após inserir esses dados, é só selecionar a opção “Cobrar Venda”, ou pressionar o botão verde no teclado físico, então a transação será cobrada e a filipeta sairá normalmente;

Ao selecionar a opção “Cancelar”, você deve inserir o valor a ser cancelado e o StoneID da transação. Após inserir esses dados, é só selecionar a opção “Cancelar Venda” ou pressionar o botão verde no teclado físico, então a transação será cancelada.

Principais dúvidas:

Essa funcionalidade foi pensada para algum ramo específico?

Essa modalidade de venda é muito utilizada por hotéis e locadoras de automóveis, que utilizam a reserva como garantia do valor a ser cobrado ao fim da concessão do serviço. Apesar disso, a princípio, todos os segmentos estarão habilitados para utilizar o aplicativo.

Eu tenho um prazo para aprovar ou cancelar uma pré-autorização? 

Sim, você tem o prazo definido pela bandeira para aprovar ou cancelar uma pré-autorização pendente. Caso não realize a cobrança por meio do aplicativo da máquina, o valor não será capturado.

Essas condições podem ser consultadas na pergunta “Quais os prazos para expiração da captura?”

Se eu processar uma pré-autorização, poderei cobrar um valor diferente do reservado?

Sim. Caso você gere uma reserva (pré-autorização) de R$100,00 reais, por exemplo, poderá cobrar qualquer valor igual ou abaixo de cem reais, mas nunca um valor acima do reservado.

Em qual momento eu vou precisar usar o cartão físico do portador?

O cartão do portador só é solicitado na hora de criar a pré-autorização. Para captura ou cancelamento do valor reservado, o cartão não é necessário.

O que acontece com as transações pré-autorizadas quando eu realizar a troca da maquininha?

É só realizar a cobrança ou cancelamento da pré-autorização por meio do StoneID da transação, em qualquer maquininha atrelada ao StoneCode em que foi realizada a pré-autorização. Por esse motivo, recomendamos que sempre guarde o comprovante da pré-autorização, pois nele estará o StoneID.

O que acontece com o limite do portador em caso de cancelamento da pré-autorização ou de uma autorização em um valor abaixo do reservado?

Com o cancelamento da pré-autorização, o prazo para devolução do limite no cartão do portador é o mesmo de uma transação normal. 

Veja mais sobre cancelamento de venda na máquina.

Já em casos em que é realizada uma cobrança abaixo do valor reservado, o ideal é que na mesma hora ocorra a devolução do limite restante, porém isso pode depender do emissor do cartão, então em alguns casos pode ocorrer na mesma hora, e em outros não. O portador do cartão pode entrar em contato diretamente com o SAC do banco emissor.