Aplicativo Pré-Autorização na S920

O que é?

Um aplicativo que possibilita a realização de pagamentos com pré-autorização, que consiste em realizar uma venda com captura total ou parcial do valor em até 07 dias. 

Este aplicativo está disponível para download no +Apps da maquininha S920, a partir da versão 3.8.0.

Como funciona?

Você realiza uma nova pré-autorização por meio da máquina, o valor da transação é reservado e poderá ser capturado em até 07 dias. Isso significa que você tem até 07 dias para realizar a cobrança dessa pré-autorização ou efetuar o cancelamento dela.

A cobrança poderá ser feita por meio do menu "Pendentes", dentro do aplicativo de Pré-Autorização. Nessa opção, você conseguirá consultar todas as transações pendentes, será capaz de fazer a cobrança da transação ou seu cancelamento.

OBS: transações de pré-autorização Visa, realizadas com cartão presente, terão o prazo de captura de 4 dias corridos.


Funcionalidades do app:

  • Apresentar a tela do menu com as opções: nova, pendentes e histórico de transações.
  • Possibilitar uma nova transação de pré-autorização.
  • Acessar a lista de transações pendentes para captura.
  • Consultar histórico de comprovantes de pré-autorizações já finalizadas no equipamento.

Como abrir o aplicativo Pré-Autorização:

Baixe o aplicativo “Pre-autorização” no “+Apps”, caso ainda não possua o aplicativo.

Clique na “barra verde com uma casinha branca” na tela inicial ou vá no botão verde da sua maquininha. O menu também pode ser acessado apertando a tecla verde do teclado da máquina.

No menu, procure o aplicativo chamado “Pre-Autorização”.

Para abrir o aplicativo, você deve clicar no ícone na tela da maquininha.

O aplicativo te mostrará o menu do aplicativo com três opções:

  • Nova;
  • Pendentes;
  • Histórico.

Como realizar uma nova transação no aplicativo:

a) Abra o app, conforme mostramos no tópico anterior.

b)  Ao clicar na opção “Nova”, será possível acessá-la clicando sobre ela ou apertando o número 1 do teclado físico. Você será direcionado para a tela de inclusão do valor a ser processado da nova pré-autorização. Para adicionar o valor da transação basta utilizar o teclado físico e selecionar a opção “Pagar”, clicando sobre ela na tela ou apertando o botão verde do teclado físico para prosseguir.
 

c) Ao selecionar a opção “Pagar”, a tela de “Pagamento” exibirá as opções:

  • À vista;
  • Parcelado sem juros.

No teclado físico, aperte a tecla 1 para escolher a opção de pagamento à vista, ou a tecla 2 para opção de pagamento parcelado sem juros.

d) Será exibida uma tela com o resumo da transação com as informações:

  • Valor;
  • Modalidade;
  • Número de parcelas.

Para dar continuidade, você precisará inserir ou aproximar o cartão.

e) Ao inserir ou aproximar o cartão, será exibida uma tela informando a forma de pagamento escolhida, o valor total da transação e campo para digitação da senha do cartão, caso aplicável.

f) Se houver a necessidade de senha, no momento em que ela for inserida e confirmada, será exibida a tela de feedback da transação informando se a pré-autorização foi efetuada com sucesso ou não. Se não precisar de senha, irá direto para o feedback da transação.


g) Após a tela de cobrança efetuada, a filipeta será impressa com os dados de confirmação da pré-autorização.

Como consultar ou processar pré-autorizações pendentes no aplicativo:

a) Acesse o aplicativo.

b)  Clicando na opção “Pendentes” ou clicando no botão 2 no teclado físico, será exibida uma tela de pré-autorização com a lista de transações pendentes para cobrança das mais recentes às mais antigas. Você terá a opção de filtros por: data de criação, últimos quatro dígitos do cartão, por data de vencimento e data personalizada.

c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.

d) Ao clicar em uma das transações exibidas na tela, você seleciona a transação escolhida, onde será exibida uma tela com o detalhamento da mesma, informando os dados de: 

  • Modalidade;
  • Bandeira;
  • Nome;
  • Data de Criação;
  • Stone ID.

e) Nesta tela de detalhes da transação você terá duas opções:

  • Cancelar;
  • Cobrar.

f) Para selecionar uma das opções você deve clicar em cima da opção que deseja. Caso pressione o botão verde no teclado físico ou clique na opção “Cobrar” exibida uma tela informando o valor total da transação e com um campo para inserção do valor a ser cobrado, com a opção “Cobrar”. Para inserir o valor a ser cobrado ele deve utilizar o teclado físico.

g) Caso a máquina não possua conexão e você tente acessar a lista de transações pendentes, será exibida a tela com as transações contemplando a informação de que o usuário está sem conexão acompanhado da data última data de atualização e o botão “Atualizar”.

  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão seja restabelecida, será exibida a tela de “conexão recuperada”.
  • Ao clicar no botão “Atualizar”, caso a conexão não seja restabelecida, será a exibida uma tela com a informação “Sem conexão” com a opção de uma nova tentativa. Você poderá escolher entre tentar novamente ou não.

h)  Ao clicar na opção “Cobrar” será exibida uma tela com a informação de “Cobrança Efetuada” e a filipeta com o comprovante será impressa.

Cancelar uma pré-autorização:

a) Faça a consulta da pré-autorização, conforme ensinamos no tópico anterior.

Após escolher a pré-autorização que deseja cancelar, você poderá clicar em “Cancelar”. Fazendo isso, será exibida uma tela informando que a pré-autorização no valor total da transação será cancelada, com as opções de “Agora Não” ou “Cancelar”.

b) Ao clicar na opção “Cancelar” será exibida a tela com a mensagem: Cancelamento Efetuado e a filipeta será impressa com o comprovante de cancelamento.

Consulta de histórico das transações:

a) Acesse o menu do aplicativo.

b) Ao selecionar a opção “Histórico” no menu ou pressionar a tecla 3 no teclado físico, será exibida uma tela com a lista de comprovantes de pré-autorizações já processadas no equipamento, com a lista das mais recentes às mais antigas.

Essa tela também permite que você aplique filtro por: data de criação, últimos 4 dígitos do cartão, por data de vencimento ou data personalizada.



c) Para escolher o filtro desejado basta selecioná-lo na tela da máquina ou usar seu número de atalho no teclado físico.

d) Ao selecionar a transação escolhida, será exibida uma tela com o detalhamento da transação, contemplando os dados de: 

  • Modalidade;
  • Bandeira;
  • Nome;
  • Data de criação;
  • StoneId;
  • Status da Transação.

e) Nesta tela você terá a opção de imprimir o detalhamento da transação.

f) Ao clicar na opção imprimir ou pressionar a tecla verde no teclado físico, a filipeta será impressa com todos os dados detalhados na transação.

Cobrança ou cancelamento da pré-autorização pelo Stone ID

Nos casos em que o você não esteja com a maquininha de origem da pré-autorização, é possível cobrar ou cancelar pelo StoneID da transação. O StoneID é um número que pode ser encontrado no comprovante/filipeta que sai da máquina.

a) Vá até o menu principal do aplicativo, selecione a opção “Pendentes”, ou pressione a tecla “2”;

b) Acesse a opção: “Cobre ou cancele pelo StoneID”;

c) Será exibida uma tela informando que, ao usar esse recurso manual, a cobrança ou cancelamento manual não aparecerão nesta maquininha. Para continuar, você deve clicar em “Entendi”;

d) Ao decidir continuar, será exibida uma tela com o passo a passo para realizar uma cobrança ou um cancelamento manual e as opções “Cancelar” ou “Cobrar”. Precisaremos do comprovante (filipeta) do lojista para concluir os próximos passos. Nela está o Stone ID da transação;

e) Ao selecionar a opção “Cobrar”, você deve inserir o valor a ser cobrado e o StoneID da transação. Após inserir esses dados, é só selecionar a opção “Cobrar Venda”, ou pressionar o botão verde no teclado físico, então a transação será cobrada e a filipeta sairá normalmente;

Ao selecionar a opção “Cancelar”, você deve inserir o valor a ser cancelado e o StoneID da transação. Após inserir esses dados, é só selecionar a opção “Cancelar Venda” ou pressionar o botão verde no teclado físico, então a transação será cancelada.

Principais dúvidas:

Essa funcionalidade foi pensada para algum ramo específico?

Essa modalidade de venda é muito utilizada por hotéis e locadoras de automóveis, que utilizam a reserva como garantia do valor a ser cobrado ao fim da concessão do serviço. Apesar disso, a princípio, todos os segmentos estarão habilitados para utilizar o aplicativo.

Eu tenho um prazo para aprovar ou cancelar uma pré-autorização? 

Você tem até 07 dias para aprovar ou cancelar uma pré-autorização pendente. Caso não realize a cobrança por meio do aplicativo da máquina, o valor não será capturado.

Se eu processar uma pré-autorização, poderei cobrar um valor diferente do reservado?

Sim. Caso você gere uma reserva (pré-autorização) de R$100,00 reais, por exemplo, poderá cobrar qualquer valor igual ou abaixo de cem reais, mas nunca um valor acima do reservado.

Em qual momento eu vou precisar usar do cartão físico do portador?

O cartão do portador só é solicitado na hora de criar a pré-autorização. Para captura o cancelamento do valor reservado, o cartão não é necessário.

O que acontece com as transações pré-autorizadas quando eu realizar a troca da maquininha?

É só realizar a cobrança ou cancelamento da pré-autorização por meio do StoneID da transação, em qualquer maquininha atrelada ao StoneCode em que foi realizada a pré-autorização. Por esse motivo, recomendamos que sempre guarde o comprovante da pré-autorização, pois nele estará o StoneID.

O que acontece com o limite do portador em caso de cancelamento da pré-autorização ou de uma autorização em um valor abaixo do reservado?

Com o cancelamento da pré-autorização, o prazo para devolução do limite no cartão do portador é o mesmo de uma transação normal. 

Veja mais sobre cancelamento de venda na máquina.

Já em casos em que é realizada uma cobrança abaixo do valor reservado, o ideal é que na mesma hora ocorra a devolução do limite restante, porém isso pode depender do emissor do cartão, então em alguns casos pode ocorrer na mesma hora, e em outros não. O portador do cartão pode entrar em contato diretamente com o SAC do banco emissor.