Como criar boletos na Stone?

Saiba mais sobre a emissão de boletos

Como faço pra criar boletos?

Na Stone, você pode criar boletos pra você pagar (boletos de depósito) ou boletos de cobrança à vista, parcelada e recorrência para seus clientes pagarem, no caso de uma venda de um produto ou serviço. Siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial, toque no menu Criação de Boletos;
  2. Depois, toque em Criar boleto;
  3. Escolha se o boleto é para você ou para outra pessoa pagar;
  4. Se o boleto for para outra pessoa, escolha se quer cobrar à vista, parcelado ou criar uma recorrência;
  5. Depois, personalize o boleto de acordo com sua preferência, informando o valor da cobrança, a data de vencimento e outras informações como juros, multa e desconto;
  6. Informe o nome e número de documento de quem vai pagar;
  7. Confirme os dados de criação do boleto e toque em Criar boleto;
  8. Após criar o boleto, você tocar em compartilhar boleto para enviar o arquivo pdf.


Qual a diferença entre boletos parcelados e boletos recorrentes?

Boletos parcelados: é uma forma de pagamento onde o valor total de um produto ou serviço é dividido em várias parcelas, e cada parcela é cobrada através de um boleto bancário emitido periodicamente (mensalmente, por exemplo) até que o valor total seja quitado. Esse método é frequentemente utilizado em compras de produtos de maior valor ou na contratação de serviços de longo prazo, permitindo ao cliente diluir o pagamento ao longo de um período, facilitando a gestão financeira pessoal.

Boletos recorrentes: é um método de pagamento onde boletos são gerados e enviados periodicamente (todo mês, a cada 3 meses, a cada 6 meses, todo ano, etc.) para o pagamento de serviços contínuos ou assinaturas. Essa modalidade de cobrança é comum em empresas que oferecem serviços de assinatura, como academias, escolas, clubes de assinatura, serviços de streaming, entre outros.


Posso criar boletos parcelados e recorrentes com diferentes datas de vencimento?

No momento, não é possível configurar diferentes períodos para cada boleto dentro de um mesmo parcelamento ou recorrência. Os boletos seguem a periodicidade estabelecida no início da criação, aplicando-se igualmente a todos os boletos criados no parcelamento ou recorrência.


Há uma duração máxima para a recorrência de boletos?

Sim, só é possível criar uma recorrência de boletos por até 3 anos (36 meses) na opção “sem prazo determinado”.


Quanto custa pra eu criar um boleto?

Aqui na Stone você não paga pela criação de boletos. A cobrança acontece apenas quando os boletos são pagos pelos seus clientes. A tarifa de R$ 1,99 é cobrada assim que o pagamento do boleto cair na sua conta.

Importante: se você abriu a sua Conta PJ após a edição do BBB 2024 (entre 16/04/24 e 21/07/24), e criou sua chave Pix não aleatória (CNPJ, e-mail ou celular) na Stone, você tem 3 meses de criação de boletos grátis. Ou seja, mesmo quando o boleto for pago, nenhuma tarifa vai ser cobrada.


Posso personalizar minhas cobranças com desconto, multa e juros?

Sim, aqui na Stone você pode definir o valor e a data limite de desconto para pagamentos que acontecerem antes da data de vencimento e/ou estabelecer multa e juros para pagamentos após o vencimento. Considerando os valores:

  • Desconto de até 90%;
  • Multa de até 2%;
  • Juros de até 1%.

Lembrando que o valor da multa é cobrado uma única vez caso o boleto seja pago após a data de vencimento. Os juros são aplicados todos os dias após a data informada, sendo o valor diário proporcional à taxa de juros mensal escolhida. Assim, quanto mais o seu cliente atrasar o pagamento, maior será o valor dos juros dessa cobrança.

Nos casos em que o boleto vence em fins de semana ou feriados e é pago no próximo dia útil após o seu vencimento, não são cobrados juros ou multa.


É possível enviar os boletos criados diretamente para o e-mail dos clientes?

Atualmente, não é possível enviar os boletos diretamente para o e-mail de seus clientes. Eles são enviados apenas para você, cliente da conta Stone. No entanto, estamos comprometidos com a evolução contínua de nossos serviços e essa funcionalidade está prevista para futuras atualizações.


É possível enviar os boletos criados diretamente para o whatsapp dos clientes?

Atualmente, não é possível enviar boletos de forma automática diretamente para o WhatsApp dos seus clientes. Mas você pode compartilhar os boletos de forma manual pelo WhatsApp, tocando em Compartilhar boleto e escolhendo o contato que quer compartilhar.


Como posso acompanhar os pagamentos dos boletos que eu criei?

Siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial do app, toque em Criação de boleto;
  2. Na seção Boletos criados, você pode filtrar pela situação do boleto e conferir quais estão em atraso, em aberto, pagos, expirados ou cancelados.


É possível cancelar boletos recorrentes?

Sim, é possível cancelar uma recorrência de boletos. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial do app, toque em Criação de boleto;
  2. Depois, toque em Recorrências ativas para visualizar todas as recorrências e toque naquela que quer cancelar;
  3. Toque no botão Cancelar recorrência. Lembre-se: esta ação não pode ser desfeita. Ao cancelar, novos boletos não vão ser criados.

Importante: no momento, não é possível cancelar boletos parcelados. No entanto, estamos em constante evolução e planejamos adicionar essa funcionalidade com base nas necessidades dos nossos clientes.


Posso criar boletos para clientes internacionais?

Não é possível, pois para criar um boleto é obrigatório a inclusão do CPF e/ou CNPJ de quem vai pagar.


É possível protestar um boleto criado na Stone?

Sim, é possível. Esse processo é uma ação formal que ocorre quando o pagamento de um boleto não é feito até a sua data de vencimento. O protesto serve como uma forma de cobrança judicial e pode resultar na inclusão do nome do devedor em registros de inadimplência. O procedimento geral inclui levar o boleto não pago ao cartório de protesto competente, apresentar os documentos necessários, receber uma intimação, e, caso a pessoa devedora não regularize a dívida dentro do prazo estipulado, o protesto será registrado.


Até que horas meus clientes devem pagar um boleto Stone para eu receber o pagamento no mesmo dia?

Se seus clientes pagarem boletos emitidos por você da meia-noite às 13:29, o pagamento será confirmado no mesmo dia. Se for pago das 13:30 às 23:30, o pagamento será confirmado no próximo dia útil, assim como o recebimento do valor em sua conta.


Como posso filtrar meus boletos criados?

Você pode filtrar pela situação do boleto.

  • Em aberto: boleto que ainda não foi pago e que não está vencido.
  • Em liquidação: boleto que já foi pago pelo cliente e o dinheiro vai cair em breve na sua conta.
  • Em atraso: boleto passou da data de vencimento, mas ainda aceita pagamento.
  • Pago: boleto que foi pago pelo seu cliente e o dinheiro já caiu em sua conta.
  • Cancelado: boleto que foi cancelado por você.
  • Expirado: boleto que passou da sua data limite para pagamento e não foi pago nem cancelado manualmente.

Dica: além desses filtros também existe a barra de pesquisa "Buscar boleto". Lá você pode filtrar por valor ou pelo nome de quem vai pagar que for informado no momento de criação do boleto.