Como faço para iniciar uma venda por assinatura?
Confira o passo a passo para começar a vender por assinatura:
- Vá em Venda por assinatura na tela inicial;
- Clique em Criar plano de assinatura;
- Dê um nome ao plano. É como seus clientes vão identificar o produto ou serviço!
- Informe o valor da cobrança recorrente;
- Escolha a data da primeira cobrança: você pode escolher uma data específica ou marcar sem data determinada, se preferir começar a cobrar no dia da adesão. Defina a frequência e quantas vezes a cobrança vai se repetir;
- Depois, personalize o plano como preferir, definindo um número máximo de assinaturas e outras informações, como taxa de adesão e descrição;
- Revise os dados e clique em Criar plano de assinatura;
- Pronto! Agora é só compartilhar o plano com quem quiser.
Importante: se você definir uma data para a primeira cobrança, seus clientes precisam aderir ao plano até um dia antes. Exemplo: se a cobrança for em 15 de janeiro de 2025, as assinaturas devem ser feitas até 14 de janeiro de 2025.
Como faço para compartilhar um plano com meus clientes?
Confira o passo a passo para compartilhar o plano de assinatura:
- Vá em Venda por assinatura na tela inicial;
- Escolha o plano que deseja compartilhar;
- No aplicativo, toque em Compartilhar plano. No computador, clique em Copiar link do plano;
- Pronto! O link foi copiado e está pronto para ser enviado aos seus clientes.
Importante: se você definiu uma data para a primeira cobrança, seus clientes precisam aderir ao plano até um dia antes. Exemplo: se a cobrança for em 15 de janeiro de 2025, as assinaturas devem ser feitas até 14 de janeiro de 2025.
Qual é o número máximo de assinaturas que posso aceitar num plano?
Você controla quantas assinaturas um plano pode ter: dá pra escolher um número específico ou deixar sem limite de assinatura.
Se preferir limitar, o plano continua ativo após atingir o número máximo, mas não poderá mais ser compartilhado para receber novas assinaturas.
Como funcionam as cobranças das assinaturas?
As datas em que as cobranças são feitas dependem do dia da primeira cobrança e da frequência definida para o plano.
Por exemplo, imagine que a primeira cobrança seja no dia 15 de janeiro de 2025, com frequência a cada 30 dias. Nesse caso, as cobranças vão acontecer aproximadamente nas seguintes datas:
- Primeira cobrança: 15 de janeiro de 2025
- Segunda cobrança: 14 de fevereiro de 2025
- Terceira cobrança: 16 de março de 2025
E assim por diante, respeitando o intervalo entre cada cobrança.
Se houver falha na cobrança, o que acontece?
Quando não conseguimos receber o pagamento de uma assinatura na data prevista, ela fica com a situação “Em atraso”. Nesses casos, fazemos uma nova tentativa de cobrança a cada 24 horas, por até 5 dias.
Se todas as tentativas falharem, a assinatura é cancelada automaticamente e deixa de receber cobranças. A situação passa a ser “Cancelada”
Importante: as assinaturas que já estavam atrasadas antes do dia 23 de julho de 2025 continuam com a situação Em atraso, mas não vão ser geradas novas cobranças. Na prática, é como se tivessem sido canceladas. Se preferir, você pode cancelar a assinatura manualmente.