Como faço para iniciar uma venda por assinatura?
Confira o passo a passo para começar a vender por assinatura:
- Vá em Venda por assinatura na tela inicial;
- Clique em Criar plano de assinatura;
- Dê um nome ao plano. É como seus clientes vão identificar o produto ou serviço!
- Informe o valor da cobrança recorrente;
- Escolha a data da primeira cobrança: você pode escolher uma data específica ou marcar sem data determinada, se preferir começar a cobrar no dia da adesão. Defina a frequência e quantas vezes a cobrança vai se repetir;
- Depois, personalize o plano como preferir, definindo um número máximo de assinaturas e outras informações, como taxa de adesão e descrição;
- Revise os dados e clique em Criar plano de assinatura;
- Pronto! Agora é só compartilhar o plano com quem quiser.
Importante: se você definir uma data para a primeira cobrança, seus clientes precisam aderir ao plano até um dia antes. Exemplo: se a cobrança for em 15 de janeiro de 2025, as assinaturas devem ser feitas até 14 de janeiro de 2025.
Como faço para compartilhar um plano com meus clientes?
Confira o passo a passo para compartilhar o plano de assinatura:
- Vá em Venda por assinatura na tela inicial;
- Escolha o plano que deseja compartilhar;
- No aplicativo, toque em Compartilhar plano. No computador, clique em Copiar link do plano;
- Pronto! O link foi copiado e está pronto para ser enviado aos seus clientes.
Importante: se você definiu uma data para a primeira cobrança, seus clientes precisam aderir ao plano até um dia antes. Exemplo: se a cobrança for em 15 de janeiro de 2025, as assinaturas devem ser feitas até 14 de janeiro de 2025.
Qual é o número máximo de assinaturas que posso aceitar num plano?
Você controla quantas assinaturas um plano pode ter: dá pra escolher um número específico ou deixar sem limite de assinatura.
Se preferir limitar, o plano continua ativo após atingir o número máximo, mas não poderá mais ser compartilhado para receber novas assinaturas.
Como funcionam as cobranças das assinaturas?
Após a primeira cobrança, as próximas são feitas automaticamente seguindo a frequência escolhida.
Por exemplo: imagine uma assinatura com frequência de 30 dias, e a primeira cobrança foi em 15 de janeiro de 2025. A partir daí, as próximas cobranças seriam mais ou menos assim:
- Primeira cobrança: 15 de janeiro de 2025
- Segunda cobrança: 14 de fevereiro de 2025
- Terceira cobrança: 16 de março de 2025
E assim por diante, sempre respeitando a frequência.
Se houver falha na cobrança, o que acontece?
Quando não conseguimos receber o pagamento de uma assinatura na data prevista, ela fica com a situação Em atraso. Nesses casos, fazemos uma nova tentativa de cobrança a cada 24 horas, por até 5 dias.
Se todas as tentativas falharem, a assinatura é cancelada automaticamente.
Importante: as assinaturas que já estavam atrasadas antes de 23 de julho de 2025 continuam com a situação Em atraso, mas não vão receber novas cobranças. Na prática, é como se tivessem sido canceladas. Se preferir, você pode cancelar a assinatura. Confira o passo a passo na pergunta "Como faço para cancelar a assinatura de um cliente?".