Dicas de segurança: recorrência de vendas

O que é recorrência de vendas?


A recorrência nada mais é do que o agendamento de transações futuras, geralmente realizada em uma plataforma de venda digitada. 

Estabelecimentos como academias ou lojas de assinaturas de revistas se interessam muito por essa forma de pagamento porque, diferente da venda parcelada, o limite disponível no cartão de crédito deve ser suficiente apenas para o valor de uma cobrança, ou seja, os valores cobrados futuramente não ficam travando o limite do cartão do comprador.


O que não é saudável quando se trata de recorrência?

Eventualmente, as informações das vendas recorrentes podem ficar desatualizadas, conforme alguns cartões são trocados e desativados pelos portadores. Isso pode gerar retentativas de transações que serão sempre negadas em sua base de cobrança, aumentando, assim, o volume de recusas no seu transacional.

Por que é importante falarmos disso?

O volume transacional atípico em transações pode fazer com que os bancos emissores realizem um filtro restritivo, ou seja, um bloqueio de segurança. Esse bloqueio impede que tais cartões aprovem valores em seu estabelecimento, impossibilitando clientes saudáveis de realizar compras. Também é importante mencionar que dependendo da quantidade de tentativas negadas, as bandeiras podem aplicar penalizações ao Estabelecimento Comercial com a cobrança de tarifas por transação excedida.

O que fazer para isso não acontecer?

  • Espaçamento das cobranças, não realizando a cobrança de todas as recorrências no mesmo período. O ideal seria o espaçamento de 1 ou 3 dias.
  • Limpeza da base de cartões do estabelecimento para evitar que o índice de transações negadas fique alto, impactando na sua conversão.

E quanto aos chargebacks?

É possível que, se aprovadas, algumas transações acabem retornando chargeback, que é a contestação da compra feita pelo portador através do Banco Emissor do cartão. O índice de chargeback recomendado pelas bandeiras é 1%, logo é necessário ter bastante cuidado para evitar encargos e multas.