Confira nossas dicas de segurança para manter o seu negócio seguro!
Fique atento aos nossos contatos
Recebi um SMS ou WhatsApp da Stone, posso confiar?
Pode confiar
• SMS tem um selinho com o nome Stone
• Número do WhatsApp é (21) 3004 9680 e também tem um selinho com o nome Stone
• Links que tenham sou.stone.com.br ou stone.com.br
Desconfie
• Links pedindo seus dados de acesso ou senha
• Pedido de atualização ou instalação do aplicativo
• Anexos que você não pediu
• Links que terminam com .net
• Mensagens com tom de urgência, ameaças ou falta de detalhes
Recebi um e-mail da Stone, posso confiar?
Pode confiar
• Se o endereço tem @stone.com.br
• Seus dados aparecem logo no começo do e-mail
• Links que tenham sou.stone.com.br ou stone.com.br
Desconfie
• Links pedindo seus dados de acesso ou senha
• Anexos que você não pediu
• Links que terminam com .net
• Mensagens com tom de urgência, ameaças ou falta de detalhes
Importante lembrar: É importante conferir o e-mail por completo e não apenas uma informação isolada, já que, você pode receber, por exemplo, um e-mail @stone.com.br, mas com links suspeitos. Na dúvida, não abra.
Recebi uma mensagem das redes sociais da Stone, posso confiar?
Pode confiar
• As mensagens têm um selinho com o nome Stone
• Links que tenham sou.stone.com.br ou stone.com.br
Desconfie
• Links pedindo seus dados de acesso ou senha
• Anexos que você não pediu
• Links que terminam com .net
• Mensagens com tom de urgência, ameaças ou falta de detalhes
Recebi um link da Stone, posso confiar?
Pode confiar
• Links que tenham sou.stone.com.br ou stone.com.br
• Links que tenham na barra de endereços um cadeado e a inicial https: //
Confira alguns exemplos:
https://www.stone.com.br
https://portal.stone.com.br
https://papodebalcao.stone.com.br
https://sou.stone.com.br/cadastro
Desconfie
• Links totalmente diferentes dos exemplos acima
• Links que terminam com .net
Importante lembrar: confira o link por completo e não apenas uma informação isolada, já que você pode receber, por exemplo, um link com a inicial https://, mas que não tenha sou.stone.com.br ou stone.com.br. Na dúvida, não abra.
Recebi um link pra atualizar meu aplicativo, posso confiar?
Não. Nós não enviamos mensagens com links pra você atualizar seu aplicativo. A atualização sempre deve ser feita nas lojas oficiais do aplicativo do seu celular: Google Play pra dispositivos Android ou Apple Store pra dispositivos iOS.
Recebi uma ligação da Stone pedindo minhas senhas, posso confiar?
Não. Nosso time nunca vai te ligar pra pedir suas senhas. Essas informações são suas, por isso, nunca passe pra outras pessoas, nem mesmo pra gente.
Maquininha Stone
Preste atenção na identificação do Time Stone
Nós não fazemos entregas e trocas pelos Correios. Quando solicitar uma entrega ou troca de equipamento, nosso time vai presencialmente até você, sempre uniformizado e identificado por crachá.
Para sua segurança, solicite a ordem de serviço digital e confira os dados da solicitação antes de entregar sua máquina. Caso tenha alguma dúvida ou suspeita, entre em contato imediatamente com a gente.
Sua máquina Stone é somente sua
O uso da sua máquina deve ter como propósito final realizar vendas para o seu estabelecimento, dentro do seu ramo de atividade que consta na Stone, e não para outras finalidades. Além disso, não é permitido emprestar ou alugar a sua maquininha para outras pessoas.
Recomendamos que a máquina não fique exposta ao público. Sugerimos, por exemplo, prender a máquina ao balcão através de um cordão.
Para ajudar na identificação da sua maquininha e proteger ainda mais o seu equipamento, vamos enviar alguns adesivos para que você possa personalizar e localizar a sua máquina facilmente.
Sempre peça a ordem de serviço digital e confira todos os dados antes de entregar a sua maquininha para uma troca ou manutenção.
Não deixe sua maquininha sozinha com o cliente
Existem relatos de golpes de troca de maquininhas na hora de passar o cartão. Os fraudadores discretamente trocam o equipamento para receberem os valores no seu próprio domicílio bancário. Sendo assim, as transações feitas após a troca caem direto na conta do fraudador.
Caso suspeite desse golpe, verifique se o seu CNPJ está correto nos comprovantes de venda e se algo estiver errado, entre em contato com a gente.
Guarde seus comprovantes
Mantenha a via original dos comprovantes de vendas e dos relatórios de vendas da maquininha. Se você suspeitar de alguma fraude, verifique se o seu CNPJ está correto no comprovante de transação.
Erro de conexão
Durante o processamento de uma transação, pode ocorrer uma falha de comunicação e, ao invés de imprimir o comprovante de venda, a máquina irá imprimir um aviso de erro. Quando isso acontecer, refaça a transação - mesmo que seu cliente tenha recebido um SMS do banco confirmando a transação.
Encontrei algo suspeito ou divergente nos relatórios da minha maquininha. O que posso fazer?
Se ao verificar os relatórios e comprovantes de vendas notar alguma divergência em relação aos dados, entre em contato imediatamente com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente Stone.
- Chat no seu aplicativo, em Me Ajuda ou no site da Stone
- Nos telefones 3004-9680 ou 0800-326-0506
- No WhatsApp (21) 3004-9680
- No e-mail [email protected]
Não faça transações com o seu próprio cartão de crédito
Não indicamos que você use seu próprio cartão de crédito na sua máquina Stone, principalmente se utilizar o nosso serviço de antecipação de pagamentos.
Se você quiser testar a conexão da sua máquina e possuir somente o seu cartão à disposição, realize transações de baixo valor - de preferência 1 real. Lembre que você pode cancelar essa venda logo depois!
Cuidado com vendas irregulares
Caso suas vendas fiquem sob suspeita de irregularidades, elas serão analisadas de forma criteriosa, podendo chegar ao bloqueio temporário do serviço de antecipação de recebimentos.
São consideradas irregulares as vendas realizadas fora do seu ramo de atividades. Ao se cadastrar conosco, você nos informou o ramo no qual iria atuar. Não é permitido pelas bandeiras que o estabelecimento realize vendas fora do segmento cadastrado.
Alguns exemplos de transações consideradas irregulares:
- Transações fictícias (que simulam uma venda) realizadas por sócios ou pessoas próximas com o intuito de gerar "empréstimos (Capital de Giro)";
- Transações de venda de voucher com o intuito de sacar o valor do vale-refeição ou alimentação;
- Transações para saque do auxílio emergêncial com o intuito de sacar o valor total do auxílio e não refere-se à uma venda de fato.