O boleto é um dos meios de pagamentos mais utilizados no país. Por conta disso, tentativas de fraudes e golpes também podem acontecer através desta modalidade.
Saiba como evitar boletos falsos:
1. Busque pelo CNPJ da loja na internet e verifique se ela possui uma boa imagem entre os clientes.
2. Se recebeu o boleto por e-mail, verifique se o endereço virtual é mesmo o verdadeiro da loja em questão.
3. Fique sempre atento aos erros ortográficos e às informações inconsistentes (exemplo: logo de um banco e número de emissão de outra instituição).
4. Caso suspeite de um possível golpe, entre em contato com os canais de atendimento oficiais da loja para verificar se o boleto é mesmo verdadeiro.
5. Verifique sempre o nome do beneficiário. Se desconhecer o nome que aparece no boleto, pesquise no site da empresa ou faça uma busca na internet para se verificar se essas informações são verdadeiras.
6. Mantenha o registro de informações sobre o produto ou serviço que você adquiriu, como comprovante de pagamento, por exemplo.
Paguei um boleto e suspeito que ele seja falso. O que fazer?
Se o boleto que você pagou foi gerado por um usuário Stone através de alguma de nossas plataformas, indicamos que entre em contato o quanto antes com a instituição que realizou o pagamento.
Além disso, se quiser registrar o ocorrido com a gente, é importante que você possua os seguintes dados:
- Boletim de ocorrência;
- Comprovante de pagamento;
- Boleto falso e boleto verdadeiro;
- Print do site de leilão ou e-mail da compra;
- Registro da conversa com o vendedor, caso possua.
É importante você saber que o registro junto à Stone não garante o ressarcimento dos valores, dado que essa solicitação deve partir da instituição que realizou o pagamento do boleto.
Lembre-se: não poderemos fornecer nenhuma informação sobre a conta dos nossos clientes. Por isso, orientamos que você entre em contato com o seu banco de origem para mais esclarecimentos.