Cadastro e portabilidade de chaves Pix

Tudo sobre o gerenciamento de chaves

O que é a chave Pix?

A chave Pix é o que identifica uma conta pra transferências. Com ela, ao invés de você informar ou pedir todos os dados bancários de uma pessoa ou empresa, você pode usar uma única informação pra fazer e receber transferências.

Os quatro tipos de chaves que você pode cadastrar são:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Celular
  • Chave aleatória


Como cadastrar uma chave Pix na Stone?

Pra cadastrar uma chave Pix na Stone, é só seguir o passo a passo:


  1. Vá em Pix na tela inicial do aplicativo
  2. Toque em Minhas chaves
  3. Agora selecione Cadastrar chave
  4. Escolha qual tipo de chave você quer cadastrar e siga as orientações


Pronto! Você já pode usar suas chaves pra fazer pagamentos ou vender por Pix.


O que é portabilidade de chaves Pix e como solicitar?

A portabilidade de chave Pix é utilizada quando você quer trazer uma chave Pix de uma outra instituição para a Stone.                                                                                                                                          

Esta opção aparece quando a chave está cadastrada em outra conta com a mesma titularidade (CPF/CNPJ).

Para trazer uma chave pra Stone:

  1. No menu Pix, acesse Minhas chaves, toque em cadastrar chave e escolha o tipo de chave que você quer cadastrar.
  2. Se ela estiver cadastrada em outra instituição, irá aparecer um aviso informando que você pode trazê-la pra Stone fazendo uma portabilidade.
  3. Toque em trazer chave pra Stone e acompanhe os seus pedidos pendentes em Minhas chaves. 


Atenção: você deve confirmar o pedido de portabilidade em até 7 dias na instituição em que a chave está cadastrada no momento. Se não houver confirmação da portabilidade, o pedido é cancelado e a chave continua cadastrada na conta e instituição originais. 


O que é reivindicação de chave Pix e como solicitar?

A reivindicação de chave Pix é utilizada quando uma chave Pix de sua titularidade (e-mail ou celular) está em posse de outra pessoa. 

Para reivindicar a posse de uma chave na Stone:

  1. No menu Pix, acesse Minhas chaves, toque em cadastrar chave e escolha o tipo de chave que você quer cadastrar
  2. Se ela estiver em posse de outra pessoa, irá aparecer um aviso informando que essa chave está sendo usada por outra pessoa
  3. Toque em reivindicar posse de chave e acompanhe seus pedidos pendentes em Minhas chaves.


Atenção: a partir desse momento, você deve aguardar uma resposta de quem está com a posse da chave. 

Se em 14 dias não houver uma resposta, a reivindicação é confirmada e você deve finalizar o cadastro da chave em até 30 dias após o envio do pedido


Como finalizar o cadastro de uma chave reivindicada?

Depois que o pedido de reivindicação de posse é aceito ou passam 14 dias sem uma resposta de quem recebeu o pedido, quem fez o pedido precisa confirmar sua posse da chave para concluir o cadastro.

Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse Minhas chaves, no menu Pix
  2. Toque na chave com reivindicação aceita e digite o código de verificação enviado pra você.


Importante: todo o processo de reivindicação precisa ser concluído em até 30 dias após o pedido ser feito. Se o cadastro da chave não for concluída, o processo de reivindicação é cancelado.


Como cancelar um pedido de portabilidade ou reivindicação de chave Pix?

Se quiser, você pode cancelar o pedido de portabilidade ou reivindicação que foi enviado. 

Para isso, acesse Minhas chaves no menu Pix, toque na chave com pedido enviado e cancele o pedido.


Recebi um pedido de portabilidade de chave. O que faço?

Quando receber um pedido de portabilidade de uma chave Pix, você pode:

  • Aceitar a portabilidade, liberando a chave pra uso em outra instituição ou
  • Recusar a portabilidade e manter a chave na Stone.


Para responder um pedido recebido, acesse Minhas chaves no menu Pix e toque no pedido recebido na seção de portabilidade e reivindicação.

Atenção: se não responder um pedido de portabilidade, esse pedido é recusado automaticamente após 7 dias.


Recebi um pedido de reivindicação de chave. O que faço?

Quando receber um pedido de reivindicação de posse de uma chave Pix, você pode:

  • Aceitar a reivindicação, liberando a chave Pix para uso de outra pessoa ou
  • Recusar a reivindicação no prazo de 7 dias e manter a chave Pix com você.


Para responder um pedido recebido, acesse Minhas chaves no menu Pix e toque no pedido recebido na seção de portabilidade e reivindicação.

Atenção: se não responder um pedido de reivindicação dentro de 7 dias, a chave Pix é desvinculada da conta de quem recebeu o pedido. 

Mesmo com a chave desvinculada da sua conta, ainda é possível cancelar a reivindicação em até 14 dias após o pedido ser recebido. Para isso, acesse Minhas chaves no menu Pix, toque no pedido recebido e cancele a reivindicação. Depois de cancelar, você pode cadastrar a chave Pix outra vez.


Como excluir uma chave Pix na Stone?

Pra excluir uma chave Pix na Stone, é só seguir o passo a passo:                                                             

  1. Vá em Pix na tela inicial do seu aplicativo
  2. Toque em Minhas chaves
  3. Ao lado de cada chave, toque no ícone dos 3 pontinhos
  4. Toque em Excluir Chave e confirme a exclusão em Excluir
  5. Digite a senha de 6 números e toque em Confirmar


Pronto! Sua chave Pix foi excluída.


Se eu não criar uma chave Pix, minha conta pode ser bloqueada?

Não! O Pix é uma opção de pagamento instantâneo que chegou pra facilitar o envio e recebimento de dinheiro, mas seu cadastro é opcional. Então, se você não quiser ter uma Chave Pix, sua conta não será bloqueada e você pode continuar usando as funcionalidades normalmente.