Como funciona o cancelamento de venda?

Você pode cancelar uma venda através da maquininha ou das nossas plataformas de autosserviço (aplicativo e web). De todo modo, é importante estar atento ao funcionamento do cancelamento de transação.

Regras básicas:

1. Não é possível fazer o cancelamento parcial de transações na modalidade débito.

2. Para realizar o cancelamento, você precisa ter um saldo acumulado na Stone igual ou superior ao valor que você deseja cancelar. 

3. Caso você esteja cadastrado na antecipação automática e não tenha esse saldo, será preciso desativar a antecipação automática, acumular saldo suficiente para cancelar a transação e posteriormente reativar a antecipação automática. Lembrando que esse saldo deve ser gerado no cadastro em que a transação ocorreu.

4. Você tem até 180 dias para cancelar uma venda realizada no débito (com exceção da bandeira Mastercard, que possui um prazo de 7 dias corridos). Se for crédito, o prazo será de 180 dias. Lembrando que esses prazos são estipulados pelo emissor do cartão, então mesmo que o cancelamento seja concluído pelo Aplicativo ou site Stone, provavelmente a solicitação será negada pelo banco.

5. Na Stone, você conseguirá cancelar vendas das bandeiras Full que aceitamos (Master, Visa, Elo, Amex, Hiper e Union Pay). Caso a transação seja por outra bandeira (exemplo: Alelo, VR, Sodexo), será preciso realizar o cancelamento no portal dela.

Observação: Não realizamos mais cancelamentos de transações de débito da bandeira Mastercard a partir do 7° dia (a contar da data da venda). Ou seja, só será possível fazer o cancelamento das transações da bandeira Mastercard na modalidade de débito até o 7º dia da venda.


Como faço pra cancelar uma venda no aplicativo e no computador?

Pra cancelar uma venda no aplicativo ou no computador, é só seguir o passo a passo:

1. Vá em Vendas pra localizar a venda que deseja cancelar;

2. Você pode filtrar pela data em que a venda foi feita ou buscar pelo Stone ID, que aparece no comprovante da venda;

3. Após encontrar a venda na listagem, selecione pra visualizar os detalhes;

4. Verifique se a venda está aprovada ou se já foi cancelada. Se já estiver aprovada, toque em Cancelar transação ou Cancelar venda. Pra vendas no crédito, você pode fazer o cancelamento total ou parcial em até 180 dias. Já pra vendas no débito, só podem ser feitos cancelamentos totais em até 180 dias;

5. Após selecionar a opção de cancelar, é só digitar o valor do cancelamento;

6. Confira se os dados estão corretos e toque no botão Cancelar venda;

7. Em seguida, um código de 6 dígitos no seu e-mail pra confirmar o cancelamento;

8. Insira esse código na tela, clique em Confirmar e pronto! A venda será cancelada.

Quando o cancelamento for finalizado, você conseguirá baixar o comprovante de cancelamento da venda seguindo o mesmo passo a passo acima até a etapa 3, pelo computador.


Como faço pra cancelar uma venda na maquininha?

Pra cancelar uma venda na maquininha, é só seguir o passo a passo:

1. Toque em Cancelamento no menu da sua maquininha;      

2. Digite a sua senha administrativa;                                                                     

3. Selecione a modalidade que a venda foi feita: crédito, dinheiro ou pelo Auxílio Emergencial. Caso a venda tenha sido feita com cartão de crédito, aproxime, insira ou passe o cartão usado pra ver a venda;

4. Toque na venda que quer cancelar;                                                                      

5. Confira se os dados da venda estão corretos e toque em Cancelar transação;

Pronto! É só aguardar o cancelamento ser aprovado e retirar o comprovante.


Quando recebo o estorno de uma venda cancelada? 

Pra vendas no débito, o prazo pra devolução do valor cancelado é de até 7 dias úteis. No caso de vendas no crédito, a devolução do valor é feita na mesma fatura se ela ainda estiver aberta, caso contrário, é feita na próxima.

Pra cartão pré-pago, recomendamos que consulte o prazo com o emissor do cartão.


Como é feito o estorno de uma venda cancelada parcialmente?

Quando uma transação parcelada é cancelada parcialmente, o número de parcelas é mantido. O cancelamento é sempre feito em valores, não em parcelas – não tem como escolher as parcelas que serão canceladas.

O estorno é lançado junto à parcela correspondente, ou seja, em uma transação de 10 vezes, o estorno será lançado parcelado em 10 vezes também.

Vamos supor que você tenha feito uma venda de R$ 1.000,00, parcelada em 10 vezes, e queira cancelar somente R$ 200,00. Esse cancelamento pode ocorrer em dois cenários.

Cenário 1:

Nenhuma parcela foi paga pelo portador: todas os valores a serem cancelados estão no futuro. Sendo assim, o fluxo ocorrerá dessa forma:

  • Valor original: R$ 1.000,00
  • Valor cancelado: R$ 200,00
  • Valor final da transação: R$ 800,00

Dessa maneira, ao contrário do que podemos pensar, a transação não passa a ter 8 parcelas; as dez parcelas são mantidas. O que acontece é que o portador é cobrado pelos R$100,00 e recebe na mesma fatura o estorno de R$ 20,00. Então, seu cliente visualiza os dois lançamentos em sua fatura: a cobrança de R$100,00 e o estorno de R$20,00.

Já o seu estabelecimento passa a receber o valor referente ao valor da nova parcela em seus recebimentos.

Cenário 2:

Alguma parcela já foi paga pelo portador: o número de parcelas também é mantido.

Vamos supor a mesma venda de R$ 1.000,00 parcelada em 10 vezes, com cancelamento parcial de R$ 200,00. Também vamos supor que o portador já pagou 3 parcelas. 

O que acontece nesse caso é que na próxima fatura o portador receberá o estorno referente a essas parcelas já pagas no valor de R$60,00 (R$20,00 de cada parcela), além de ter o lançamento da cobrança de R$100,00 e o lançamento do estorno de R$20,00. Esses R$60,00 são descontados dos seus recebimentos.

As demais parcelas (que ainda não foram pagas) seguem o mesmo cenário 1: o portador recebe em sua fatura a cobrança dos R$100,00 e o estorno de R$20,00. Isso finaliza uma cobrança efetiva de R$80,00.

Sendo assim, ele vai pagar, ao todo, os R$ 800,00 acordados com o seu estabelecimento.

No exemplo abaixo, as parcelas 1, 2 e 3 representam as que já foram pagas.


Vale ressaltar que a Stone não realiza o cancelamento parcial de transações de débito da bandeira Master.

O cancelamento parcial de transações de débito está sujeito à aprovação do emissor. Isso não significa que não é possível realizar cancelamentos parciais de débito da bandeira Elo e da Bandeira Visa, por exemplo. Porém, algumas transações podem ser atendidas e outras não a depender do emissor.

Vale ressaltar que vendas que sofreram cancelamento parcial não podem ser antecipadas - mas vendas antecipadas podem sofrer cancelamento parcial. 


Onde encontro o comprovante de cancelamento?

Se você fizer o cancelamento através da maquininha, o próprio equipamento irá te dar a opção de imprimir o comprovante. 

Caso você cancele a venda pelo Portal, no dia posterior ao cancelamento te enviaremos a carta de cancelamento através do seu e-mail cadastrado conosco.