Como faço pra criar boletos?
Na Stone, você pode criar boletos pra você pagar (boletos de depósito) ou boletos de cobrança à vista, parcelada e recorrência para seus clientes pagarem, no caso de uma venda de um produto ou serviço. Siga o passo a passo:
1. Na tela inicial, toque no menu Criação de Boletos
2. Depois, toque em Criar boleto
3. Escolha se o boleto é para você ou para outra pessoa pagar.
4. Se o boleto for para outra pessoa, escolha se quer cobrar à vista, parcelado ou criar uma recorrência
5. Depois, personalize o boleto de acordo com sua preferência, informando o valor da cobrança, a data de vencimento e outras informações como juros, multa e desconto
6. Informe o nome e número de documento de quem vai pagar
7. Confirme os dados de criação do boleto e toque em Criar boleto
8. Após criar o boleto, você tocar em compartilhar boleto para enviar o arquivo pdf.
Qual a diferença entre boletos parcelados e boletos recorrentes?
Boletos parcelados: É uma forma de pagamento onde o valor total de um produto ou serviço é dividido em várias parcelas, e cada parcela é cobrada através de um boleto bancário emitido periodicamente (mensalmente, por exemplo) até que o valor total seja quitado. Esse método é frequentemente utilizado em compras de produtos de maior valor ou na contratação de serviços de longo prazo, permitindo ao cliente diluir o pagamento ao longo de um período, facilitando a gestão financeira pessoal.
Boletos recorrentes: É um método de pagamento onde boletos são gerados e enviados periodicamente (todo mês, a cada 3 meses, a cada 6 meses, todo ano, etc.) para o pagamento de serviços contínuos ou assinaturas. Essa modalidade de cobrança é comum em empresas que oferecem serviços de assinatura, como academias, escolas, clubes de assinatura, serviços de streaming, entre outros.
Posso criar boletos parcelados e recorrentes com diferentes datas de vencimento?
No momento, não é possível configurar diferentes períodos para cada boleto dentro de um mesmo parcelamento ou recorrência. Os boletos seguem a periodicidade estabelecida no início da criação, aplicando-se igualmente a todos os boletos criados no parcelamento ou recorrência.
Há uma duração máxima para a recorrência de boletos?
Sim, só é possível criar uma recorrência de boletos por até 3 anos (36 meses) na opção “sem prazo determinado”.
Quanto custa pra eu criar um boleto?
Aqui na Stone você não paga pela criação de boletos. A cobrança acontece apenas quando os boletos são pagos pelos seus clientes. A tarifa de R$ 1,99 é cobrada assim que o pagamento do boleto cair na sua conta.
Importante: A partir de 18/11/24, se você já tem uma Conta Stone aberta até essa data ou abriu uma Conta Stone no período de 18/11/24 a 25/12/24, você tem 5 boletos com liquidação gratuita por mês, por 6 meses consecutivos. Essa gratuidade é automaticamente aplicada, sem a necessidade de ação adicional do cliente.
Durante a oferta de 5 boletos grátis por mês, como saberei que meus boletos gratuitos foram utilizados?
Você pode acompanhar no extrato, pelo app ou pelo computador, que as primeiras 5 emissões de boletos do mês não terão a cobrança padrão de R$1,99.
Além disso, nos detalhes de cada boleto emitido terá a informação que a tarifa foi gratuita, indicando que a oferta foi aplicada. Caso tenha dúvidas, nosso time de suporte está sempre à disposição para ajudar.
Posso personalizar minhas cobranças com desconto, multa e juros?
Sim, aqui na Stone você pode definir o valor e a data limite de desconto para pagamentos que acontecerem antes da data de vencimento e/ou estabelecer multa e juros para pagamentos após o vencimento. Considerando os valores:
- Desconto de até 90 %
- Multa de até 10%
- Juros de até 10%
Lembrando que o valor da multa é cobrado uma única vez caso o boleto seja pago após a data de vencimento. Os juros são aplicados todos os dias após a data informada, sendo o valor diário proporcional à taxa de juros mensal escolhida. Assim, quanto mais o seu cliente atrasar o pagamento, maior será o valor dos juros dessa cobrança.
Nos casos em que o boleto vence em fins de semana ou feriados e é pago no próximo dia útil após o seu vencimento, não são cobrados juros ou multa.
Importante: o preenchimento e inclusão dessas informações é de exclusiva responsabilidade do cliente Stone.
É possível enviar os boletos criados diretamente para o e-mail dos clientes?
Atualmente, não é possível enviar os boletos diretamente para o e-mail de seus clientes. Eles são enviados apenas para você, cliente da conta Stone. No entanto, estamos comprometidos com a evolução contínua de nossos serviços e essa funcionalidade está prevista para futuras atualizações.
É possível enviar os boletos criados diretamente para o whatsapp dos clientes?
Atualmente, não é possível enviar boletos de forma automática diretamente para o WhatsApp dos seus clientes. Mas você pode compartilhar os boletos de forma manual pelo WhatsApp, tocando em Compartilhar boleto e escolhendo o contato que quer compartilhar.
Como posso acompanhar os pagamentos dos boletos que eu criei?
Siga o passo a passo:
1. Na tela inicial do app, toque em Criação de boleto
2. Na seção Boletos criados, você pode filtrar pela situação do boleto e conferir quais estão em atraso, em aberto, pagos, expirados ou cancelados.
É possível cancelar boletos recorrentes?
Sim, é possível cancelar uma recorrência de boletos. Para isso, siga o passo a passo:
1. Na tela inicial do app, toque em Criação de boleto.
2. Depois, toque em Recorrências ativas para visualizar todas as recorrências e toque naquela que quer cancelar
3. Toque no botão Cancelar recorrência. Lembre-se: esta ação não pode ser desfeita. Ao cancelar, novos boletos não vão ser criados.
Importante: no momento, não é possível cancelar boletos parcelados. No entanto, estamos em constante evolução e planejamos adicionar essa funcionalidade com base nas necessidades dos nossos clientes.
Posso criar boletos para clientes internacionais?
Não é possível, pois para criar um boleto é obrigatório a inclusão do CPF e/ou CNPJ de quem vai pagar.
É possível protestar um boleto criado na Stone?
Sim, é possível. Esse processo é uma ação formal que ocorre quando o pagamento de um boleto não é feito até a sua data de vencimento. O protesto serve como uma forma de cobrança judicial e pode resultar na inclusão do nome do devedor em registros de inadimplência. O procedimento geral inclui levar o boleto não pago ao cartório de protesto competente, apresentar os documentos necessários, receber uma intimação, e, caso a pessoa devedora não regularize a dívida dentro do prazo estipulado, o protesto será registrado.
Como posso filtrar meus boletos criados?
Você pode filtrar pela situação do boleto.
- Em aberto: boleto que ainda não foi pago e que não está vencido.
- Em liquidação: boleto que já foi pago pelo cliente e o dinheiro vai cair em breve na sua conta.
- Em atraso: boleto passou da data de vencimento, mas ainda aceita pagamento.
- Pago: boleto que foi pago pelo seu cliente e o dinheiro já caiu em sua conta.
- Cancelado: boleto que foi cancelado por você.
- Expirado: boleto que passou da sua data limite para pagamento e não foi pago nem cancelado manualmente.
Dica: além desses filtros também existe a barra de pesquisa "Buscar boleto". Lá você pode filtrar por valor ou pelo nome de quem vai pagar que for informado no momento de criação do boleto.