Autosserviço no aplicativo do Raio-X


Saiba mais detalhes sobre a ferramenta.

Veja o guia com os primeiros passos do Raio-X.

Baixe o aplicativo no seu celular!

Como incluir estabelecimentos no Raio-X?


Inclusão de vouchers/adquirentes (maquininhas) e acompanhamento do status de implantação: 

No momento do credenciamento, o nosso Agente informa quais adquirentes você possui em seu (s) estabelecimento (s). Assim, você consegue fazer o autosserviço e solicitar a implantação das adquirentes pelo próprio aplicativo. As adquirentes informadas pelo Comercial na hora do credenciamento aparecerão como credenciamentos pendentes no aplicativo.

Caso não informe as adquirentes na hora do credenciamento ou queira adicionar alguma outra depois, você pode seguir o passo a passo do vídeo a seguir:

Algumas maquininhas e vouchers possuem diferenças no processo de inclusão. Veja mais detalhes abaixo!

Especificidades no processo de inclusão do Raio-X:

1) Ticket:

O fluxo de habilitação da Ticket pode ser feito de três maneiras:

Sou MEI (Micro Empreendedor Individual):

  • CPF representante;
  • Nome;
  • Foto do RG do usuário;
  • Termo;
  • Cartão MEI.

Sou administrador da empresa (TD):

  • CPF representante;
  • Nome;
  • Todas as fotos do Contrato Social;
  • Termo.

Sou procurador da empresa (representante da empresa):

  • CPF representante;
  • Nome;
  • Todas as fotos do Contrato Social;
  • Foto da procuração assinada por responsável que o nome conste na página de assinaturas do contrato social;
  • Termo.

2) Cielo:

O aplicativo abrirá uma tela pedindo para você informar se deseja incluir a Cielo:

Após escolher a Cielo, você será redirecionado para o portal dela.

Você deverá acessar a plataforma com as informações do seu portal Cielo e clicar em Entrar.

Importante: caso você tenha problemas para acessar o portal da Cielo via Raio-X, tenha certeza de que esteja utilizando o e-mail e senha cadastrada com ela (a senha terá exatamente 6 caracteres).

Após isso, você deverá declarar que está ciente dos termos clicando em Permitir:

Em seguida, dentro de alguns segundos, você será redirecionado de volta para o aplicativo do Raio-X.

Você deverá selecionar os estabelecimentos que serão credenciados e clicar em Próximo. Ao selecionar os estabelecimentos, a Cielo envia os arquivos vinculados ao seu CNPJ, ou seja, ele já inclui a adquirente.

3) Alelo:

Por enquanto, não está sendo possível realizar a inclusão da Alelo no Raio-X. De qualquer forma, fique atento! Teremos novidades em breve.

4) Rede:


5) Banrisul/Vero:

Para a implantação da bandeira Banrisul/Vero no Raio-X, você deve selecionar os estabelecimentos que terão as adquirentes implantadas. Depois, deve finalizar o credenciamento pelos respectivos portais da Banrisul/Vero.

Veja um vídeo com o passo a passo

1. Através do portal Minha Conta Vero, você deve:

  • Ir na aba Conciliação, selecionar a opção Solicitação/Alteração e clicar em Alterar;
  • Depois, você deve selecionar os seguintes tipos de relatórios: Transacional, Financeiro e Antecipação;
  • Selecionar “VAN” como meio de transmissão e “Equals/Raio-X” como a VAN;
  • Informar os dados na área de Contrato Técnico;
  • Clicar em finalizar e conferir os dados.


2. Através do aplicativo Vero Banrisul:

  • Você deve selecionar o cartão pré-configurado e fazer o acesso;
  • Selecionar a opção Serviços > Conciliação > Solicitação/Alteração;
  • Depois, deve selecionar os seguintes tipos de relatórios: Transacional, Financeiro e Antecipação;
  • Selecionar “VAN” como meio de transmissão e “Equals/Raio-X” como a VAN;
  • Informar os dados de contato e clicar em Avançar para confirmar o credenciamento.

Como acompanhar a implantação das adquirentes e vouchers?

Após a autorização, todas as informações são disparadas para adquirente de forma automática e o acompanhamento da implantação pode ser feito em Meios de pagamento.

Entenda os status que podem aparecer:

  • Pendentes: são os seus credenciamentos pendentes de autorização ou pendente de resposta da adquirente.
  • Em andamento: são os credenciamentos já aprovados pela adquirente e que estão em fase de implantação.
  • Finalizados: são os credenciamentos já implantados e que estão com as informações disponíveis.

Desejo incluir uma adquirente mais de uma vez. É possível?

Algumas adquirentes permitem que um novo credenciamento seja iniciado, independente do status em que o anterior se encontra (implantação ou finalizado), desde que sejam informados estabelecimentos e/ou filiações diferentes para credenciamento. São elas:

  • Ben Visa Vale;
  • Bin First Data;
  • Cabal;
  • Cielo;
  • Coopercard;
  • Safrapay;
  • Senff;
  • Sicredi;
  • Sipag;
  • Sodexo;
  • Stone;
  • VR Benefícios.

Ao selecionar uma adquirente que não permite realizar um novo credenciamento sem a finalização do anterior, temos a seguinte situação:

1. Fluxo de credenciamento finalizado pelo usuário (adquirente em implantação): iremos exibir a tela abaixo até que a implantação seja finalizada.

2. Fluxo de credenciamento está em andamento (fluxo iniciado mas não foi concluído): iremos redirecionar para a etapa de cadastro em que você parou.

3. Fluxo de credenciamento finalizado pelo usuário (adquirente em implantação/finalizada): iremos possibilitar que um novo fluxo de credenciamento seja iniciado, dependendo se a adquirente:

a) Solicita o requisito de número de filiação: é possível iniciar um novo fluxo desde que sejam informados números de filiações diferentes para um estabelecimento já credenciado ou ainda não credenciado:

b) Não solicita o número de filiação: é possível iniciar um novo fluxo informando um novo estabelecimento.

Lembre-se: para o fluxo da Cielo temos a mesma tela de inclusão de estabelecimento, porém a inclusão direciona para o fluxo de concessão dessa adquirente.

Lembre-se: Caso você queira cancelar seu cadastro com uma adquirente que ainda não está implantada no Raio-X, é importante esperar a implantação ser concluída para ter acesso ao retroativo dela. 

Caso cancele antes de conseguirmos as informações, não será possível recuperá-las depois. Vale ressaltar que, se você está com o status de implantação completa, mas o retroativo ainda não aparece, é preciso entrar em contato com o Relacionamento com o Cliente Stone.

Tempo médio para as informações e retroativos de cada maquininha/voucher aparecerem no Raio-X:

O que são as vendas retroativas?

São vendas realizadas no seu estabelecimento antes de ter seu cadastro no Raio-X. Algumas adquirentes (maquininha) disponibilizam um período (número de meses) de detalhes de vendas retroativas Raio-X, que podem ser de até 12 meses. 

Adquirente

Aceita cadastro CPF?

Tempo médio de ativação

Retroativo

Banescard/Banestes

Não

15 dias

3 meses

Banrisul/Vero

Não

8 dias

10 meses

Ben Visa Vale

Não

35 dias

Sem retroativo

Bin

Sim

3 dias

Sem retroativo

Cabal

Não

10 dias

Sem retroativo

Cielo

Sim

4 dias 

10 meses

Coopercard

Não

2 dias

12 meses

GetNet

Sim

1 dia

10 dias

GreenCard

Sim

2 dias

Sem retroativo

PagSeguro

Sim

6 dias

Sem retroativo

Policard

Não

25 dias

Sem retroativo

Rede
Sim
3 dias
9 meses - Crédito
6 meses - Débito

SafraPay

Sim

1 dia

Sem retroativo

Senff

Não

2 dias

Sem retroativo

Sicredi

Sim

3 dias

Sem retroativo

Sipag

Sim

3 dias

Sem retroativo

Sodexo

Não

12 dias

Sem retroativo

Stone

Sim

1 dia

12 meses

Sorocred

Sim

40 dias

12 meses

Ticket

Não

5 dias

Sem retroativo

VR

Não

2 dias

Sem retroativo


Lembre-se:

  • O tempo de ativação mostrado na tabela é uma média informada pelas adquirentes, ou seja, elas podem ser implantadas antes ou depois desse tempo. O prazo informado no aplicativo é automático e pode variar, visto que é uma média instantânea passada pela adquirente. O prazo do aplicativo pode ser diferente do informado na tabela acima.
  • O responsável pela empresa deve constar no quadro societário do CNPJ.

Como excluir uma adquirente (maquininha) ou voucher?

Você pode remover uma adquirente com status ainda Pendente, na tela de Meus Credenciamentos, segurando e arrastando para o lado.

Status Em andamento ou Finalizada não irão funcionar assim, e será necessário entrar em contato com o Relacionamento com o Cliente Stone.

Cadastro de taxas:

Quando você não tem nenhuma taxa cadastrada para nenhum de seus estabelecimentos, terá disponível a opção Cadastrar minhas taxas, na aba de Taxas > Minhas Taxas.  

Caso já tenha taxas cadastradas, pode alterar na mesma tela, escolhendo a adquirente e clicando em Gerenciar minhas taxas.

Veja mais no vídeo a seguir:


Auditoria de taxas:

Relatório Raio-X em PDF:

  • Até o dia 10 de todo mês é gerado um relatório consolidado do mês anterior. 
  • É possível receber esse relatório em PDF no e-mail cadastrado. Basta acessar Menu > Relatório Raio-X > Escolher o mês/versão desejada > Enviar para meu e-mail
  • Aparecerá uma mensagem informando que o relatório foi enviado para o e-mail de acesso ao aplicativo. Será enviado um link para o seu e-mail e, para acessá-lo, você deve colocar os 4 primeiros dígitos do CNPJ/CPF principal do cadastro do Raio-X.