Como utilizar a máquina A8?

Sua máquina possui Wi-Fi, 2G, 3G, 4G e touch screen (tela sensível ao toque). Ela foi criada para facilitar o seu dia a dia, tendo uma interface fácil de ser utilizada, com aplicativos para diversas funcionalidades e uma bateria que aguenta 1 dia inteiro longe da tomada.

Cada vez mais entregamos novas funcionalidades para o seu negócio que vão fazer você se apaixonar pela nossa maquininha!

Como funciona a máquina?

  • A nova máquina possui uma tela 100% touch e funciona como um smartphone. Você poderá fazer rolagem para ver o restante das informações na tela.
    • Por se assemelhar a um celular, a usabilidade da máquina é bem intuitiva.
    • A bateria dela é incrível, durando 50% a mais que a S920 (pode variar dependendo da utilização da máquina).
    • O carregador dela é do tipo USB comum, mas indicamos usar apenas o carregador original quem vem com a máquina por causa das especificações técnicas do carregador.

Como ligo e desligo a maquininha?

Ela liga e desliga no botão que fica no canto superior direito da maquininha. Basta pressionar o botão por alguns segundos e selecionar a opção “Desligar” na tela.

A máquina diminui o brilho automaticamente após 30 segundos de inatividade, e apaga completamente o brilho após 60 segundos de inatividade. Para desbloquear a máquina novamente, basta dar um simples toque no mesmo botão de liga/desliga. Isso serve para economizar a bateria da maquininha.

OBS: Esse modelo de terminal reinicia todos os dias automaticamente. Isso acontece para que a maquininha fique sempre atualizada.

Como ativar a maquininha?

A máquina pedirá o StoneCode e a criação de uma senha. Ao final, ela perguntará se deseja ou não imprimir a via do lojista após cada venda.

OBS: Sempre será perguntado se você deseja imprimir a via do cliente.

Como consigo configurar a conexão da minha máquina?

A A8 funciona com a rede Wi-Fi do estabelecimento ou no 2G/3G/4G, com o chip da operadora que já vem na maquininha.

Wi-Fi: Para habilitar o Wi-Fi, basta deslizar o dedo no topo da tela para baixo e clicar no ícone de Wi-Fi. Selecione a rede desejada e faça o login com a senha. Clique em conectar. Para desabilitar o Wi-Fi, basta clicar novamente no símbolo do Wi-Fi, que ficará cinza, indicando que essa conexão está desabilitada.

Chip: Também é possível habilitar e desabilitar o chip. Para isso, basta deslizar o dedo no topo da tela para baixo e clicar no ícone do chip. Quando o chip está habilitado, além do símbolo em branco aparecerá qual conexão está sendo utilizada: 2G, 3G ou 4G. Caso o chip esteja desabilitado, não aparecerá o tipo de conexão, apenas o símbolo branco.

Lembre-se: 

  • É possível desabilitar o Wi-Fi e o chip ao mesmo tempo, deixando a máquina sem conexão. Por isso, sempre cheque se o símbolo do chip está acompanhado de 2G, 3G ou 4G para garantir que o chip tem conexão.
    •  O chip fica no slot mais à esquerda do terminal, ao retirar a tampa traseira.

Como realizo uma venda?

Para realizar uma venda na sua máquina, insira o cartão que será utilizado para realizar a transação.

  • Digite o valor da venda e aperte a tecla verde.
  • Escolha entre as opções: crédito ou débito, quando houver essa opção.
  • Em caso de crédito, escolha entre as opções: à vista, parcelado sem juros ou parcelado com juros (este último só aparece caso seja habilitado nos Ajustes).
  • Em caso de parcelado, selecione o número de parcelas desejado.
  • Insira a senha do cartão e aperte a tecla verde.
  • Pronto! A transação será realizada!


OBS: Não é necessário acessar o app "Pagamento" para realizar transações, basta inserir o cartão na máquina.

Onde acessar as demais funções da máquina?

As informações da máquina podem ser acessadas pelo ícone “Menu” na tela inicial. Existem diversos aplicativos como: Pagamento, Cancelamento, Relatórios, Reimpressão, Ajustes.

Quais são os botões de acesso rápido?

1. Volume: Existem dois botões marcados como “-” e “+” responsáveis por regular o volume da maquininha. Esses botões ficam ao lado do botão de Ligar/Desligar.

2. Temos também um atalho ao deslizar o dedo no topo da tela que dá acesso a diversas funções. São elas:

  • Wi-Fi:basta clicar no ícone de Wi-Fi para ativá-lo e desativá-lo.
    • Chip: basta clicar no ícone de conexão para ativá-lo e desativá-lo. Abaixo desse ícone, podemos ver qual operadora está sendo usada no terminal.

Lembre-se: ao desativar essa opção, a máquina ficará sem conexão caso não esteja conectada ao Wi-Fi. Nesse caso, não aparecerá o tipo de conexão (2G, 3G ou 4G) ao lado do símbolo, apenas o símbolo branco.

Brilho da tela: Para ajustar o brilho da tela, basta fazer a mesma coisa e deslizar lateralmente o nível de brilho para esquerda ou direita.

Aplicativo Cancelamento:

Na tela inicial do app de cancelamento, é necessário inserir a senha do administrador. Após digitar a senha, você deve inserir o cartão que foi usado na transação a ser cancelada.

Após conferir os dados da transação (valor, data e Stone ID da transação), clique em "Cancelar transação" ou aperte a tecla verde. Para concluir o cancelamento de transação, clique em "Confirmar" ou aperte a tecla verde!

Em transações de crédito, é possível escolher o valor a ser cancelado. Usando a tecla voltar, você deve apagar o valor total, depois digitar o valor desejado.

Aplicativo Pagamento:

O pagamento pode ser feito através de chip, tarja ou aproximação (NFC).

1. Basta inserir um cartão ou entrar no app “Pagamento” para iniciar uma nova transação.

2. Digite o valor da transação desejada. É possível escolher entre as opções: crédito (à vista ou parcelado), débito ou voucher. 

3. O comprador deve inserir a senha do cartão e apertar o botão com o símbolo verde.

4. Para um pagamento por aproximação, você deve entrar no app de pagamento pelo aplicativo, digitar o valor, selecionar modalidade, à vista ou parcelado (digite o número de parcelas) e aproximar o cartão, conforme mostra a imagem abaixo:

OBS: Esse tipo de pagamento não exige senha quando é feito pelo celular ou quando o valor é abaixo de R$50,00 reais.

Lembre-se: Não é necessário acessar o app para realizar transações, basta inserir o cartão na maquininha se estiver na tela inicial.

Aplicativo Calculadora:

O aplicativo de pagamento já vem com calculadora integrada. Ela auxilia nos cálculos da conta e o resultado pode ser enviado direto para pagamento, clicando no botão verde que fica no canto inferior direito da tela.

Aplicativo Reimpressão:

O aplicativo permite a reimpressão da via da última transação (via do estabelecimento ou do cliente) realizada na maquininha, tanto para o pagamento, quanto para o cancelamento.

Aplicativo Relatórios:

1. Consolidado: Mostra um relatório resumido dos valores que foram aprovados ou cancelados dentro de um período específico, agrupadas por tipo: débito, crédito e voucher. É possível escolher o período desejado para impressão do relatório:

  • Hoje
    • Ontem
    • Últimos 7 dias
    • Últimos 30 dias
    • Esse mês
    • Personalizado – Nessa opção, é possível escolher o período exato do qual se deseja imprimir o relatório.
      Após escolher a opção de período desejada, o lojista deve conferir as informações na tela. É possível selecionar a opção de imprimir.


2. Detalhado: Mostra o relatório de transações realizadas e canceladas, organizadas por bandeira. Assim como na opção Consolidado, é possível selecionar o período desejado para impressão do relatório.

3. Fechamento rápido: Em “Fazer fechamento”, você pode imprimir um relatório com suas vendas, agrupadas por bandeira, do último fechamento até o momento em que um novo é feito. As vendas e cancelamentos são agrupadas por tipo: débito, crédito e voucher, e existe a opção de impressão. Em "Ultimos fechamentos" é possível imprimir os feitos anteriormente

Ela não é uma função obrigatória, já que só te ajuda a organizar os turnos do seu estabelecimento. 

Qual é a diferença entre o relatório detalhado e o consolidado?

  • Relatório Detalhado – Imprime o relatório de transações organizadas por bandeira.
    • Relatório Consolidado – Imprime um relatório resumido dos valores que foram aprovados ou cancelados por tipo de transação.

Aplicativo Ajustes:

1. Rede

Wi-Fi:

  • Configurar Wi-Fi – Ative ou desative o uso da rede Wi-Fi – Escolha a rede desejada.
  • Conectar à rede 3G/4G – desabilite o Wi-Fi.

2. Senha

Alterar senha:

Para alterar a senha do administrador, digite primeiro a senha antiga e confirme. Em seguida digite a nova senha, confirme e repita a ação. Pronto, a senha foi alterada!

Esqueci minha senha:

Para recuperar a senha de administrador, ligue para o número 3004-9680 e informe o token que aparece na tela da máquina.

3. Venda

Recibo:

Imprimir via lojista: Ative ou desative a opção de impressão da via da filipeta do estabelecimento (no momento da transação, sua máquina sempre irá perguntar se deseja imprimir a via do cliente).

Recibo Ampliado: Ative ou desative a opção de aumentar o tamanho das informações no recibo do estabelecimento.

ID do Pedido: Ative ou desative a opção de ID do pedido impresso na filipeta.

Parcelado Emissor: Ative ou desative a opção de parcelamento pelo emissor do cartão (parcelamento com juros).  Ativando essa opção, o estabelecimento recebe o valor da venda com os descontos de uma transação de crédito à vista e o comprador paga a compra em parcelas que serão lançadas mensalmente em sua fatura do cartão de crédito. Nessa modalidade, os juros lançados para o seu cliente serão determinados pelo banco emissor do cartão dele.

App da tela inicial: Essa função permite escolher qual aplicativo é mostrado na tela inicial da sua máquina.

4. Dispositivo

Sobre: Informações sobre o lojista (Nome do estabelecimento, StoneCode, CPF/CNPJ, Serial), Conectividade (tipo de conexão, operadora instalada e serial do simcard) e versão de cada aplicativo.

Verificar atualizações: Essa opção busca se existe alguma atualização disponível e realiza a atualização da máquina.

Restaurar Dados: Restaure a máquina para seu estado inicial (essa função apagará todos os dados da máquina, incluindo o histórico de transações e dados do usuário). Antes de realizar esse procedimento, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento. 

OBS: O Wi-Fi configurado anteriormente continuará configurado.

Configurações Avançadas: Essa opção é exclusiva para o time de desenvolvimento. A senha padrão cadastrada na máquina não funcionará nessa opção. Isso evitar problemas, pois essas configurações podem prejudicar a performance da máquina, caso sejam mal utilizadas.

Lembre-se: Para restaurar os dados, leia atentamente a mensagem da tela e, para confirmar, digite o número que aparece na mensagem. Em seguida, confirme a ação. Após a restauração ser concluída, crie uma nova senha de administrador que seja segura e confiável, digite o seu StoneCode (código do estabelecimento na Stone) e crie uma nova senha de 4 dígitos.

5. Luz e som do teclado

Não são ajustados através do menu de Ajustes, mas através de atalhos:

Som do teclado: Ative ou desative o som de clique apertando as teclas de + ou - no topo da maquininha.

Luz da tela: Ajuste a luminosidade da tela deslizando o dedo no topo da tela para baixo e defina a luminosidade desejada arrastando para a direita ou para esquerda.

6. Configurações Avançadas

As configurações avançadas são configurações sensíveis da maquininha e não estão habilitadas para uso do cliente. Ela possui uma senha, que não é a Senha Administrativa cadastrada no terminal, que apenas o time técnico Stone tem acesso.

Aplicativo Novidades:

O app Novidades foi criado para te manter sempre em dia com as atualizações e novidades das nossas maquininhas modelo A8.

Qual será o fluxo de notificação de Novidades na máquina?

1. Ao acessar a tela inicial da maquininha Android, você poderá receber uma notificação de uma novidade;

2. Ao clicar na notificação, será exibido um comunicado de tela inteira, instruindo sobre quais novidades foram lançadas na versão que foi atualizada, ou pode acontecer esporadicamente na máquina;

3. Ao clicar em “entendi” o comunicado é fechado e não será mais exibido.

Como consultar as Novidades retroativas?

 1. Acesse a tela inicial da máquina e observe a opção “Menu”;

2. Ao clicar na opção “Menu”, role para baixo e busque pelo aplicativo “Novidades”;

3. Selecione o aplicativo “Novidades”; 

4. Será exibido um menu com a novidades mais recente e a opção "Últimas Novidades”;

5. Ao selecionar a opção “Últimas Novidades” será exibida uma lista com os últimos comunicados realizados para a maquininha Android; 

6. Selecione um dos comunicados que deseja revisitar; 

7. Você será direcionado para o comunicado escolhido; 

8. Ao rolar a tela lateralmente, você conseguirá visualizar os comunicados que foram feitos, antes do comunicado escolhido e após;

9. Para retornar, basta clicar na seta, no canto superior esquerdo.

Principais dúvidas:

Como trocar bobina na A8?

Puxe a aba frontal da tampa da bobina, localizada acima da tela da máquina. Insira a bobina com um pequeno pedaço de papel para fora e feche novamente a tampa da bobina.

Como economizar bateria?

  • Diminua o brilho da tela: Ajuste a luminosidade da tela deslizando o dedo no topo da tela para baixo e defina a luminosidade desejada arrastando para a direita ou para esquerda.
  • Bloqueie a tela do terminal quando não estiver utilizando: utilize o mesmo botão que liga/desliga a máquina, mas ao invés de pressioná-lo, apenas dê um toque.

Estão faltando informações na minha tela?

Tente rolar a tela da sua máquina para cima! Como ela é touch screen (sensível ao toque), algumas informações podem estar localizadas no final da página.

É possível ocultar alguma informação da filipeta que sai na maquininha?

Não é possível ocultar nenhuma informação. Nas informações de endereço, aparecerão apenas a cidade e o estado (UF).

Lembre-se :o nome do seu cliente (portador do cartão) não sairá nas filipetas de vendas realizadas via NFC. 

Saiba mais sobre a tecnologia NFC!

Não posso mais navegar na máquina pela tecla função?

Não possuímos mais esse modo de navegação. Agora, como temos uma interface em formato de aplicativos, você deve acessar o respectivo aplicativo referente à ação desejada ou utilizar o aplicativo de ajuda.

Quais as bandeiras aceitas na máquina?

São aceitas as bandeiras Visa, Master, Elo, American Express, Alelo, Ticket, Hipercard, Sodexo e VR.

Saiba como habilitar bandeiras!

Minha máquina está apresentando problemas. O que fazer?

Entre em contato com o nosso Relacionamento ao Cliente. Iremos te ajudar rapidamente!

Lembre-se: Nesse modelo, alguns lojistas usam aplicativos de parceiros da Stone. Caso você esteja tendo problemas em aplicativos da parceria, entre em contato diretamente com a empresa parceira correspondente.