O que é Pix Automático?
O Pix Automático é uma solução que permite o pagamento de uma cobrança recorrente de forma automática via Pix.
Qual a diferença entre Pix Automático e Débito Automático?
Qualquer empresa pode ser elegível a cadastrar ofertas de Pix Automático em instituições financeiras que estejam ofertando essa modalidade.
O Pix Automático permite pagamentos recorrentes com mais flexibilidade, funcionando para diversos tipos de contas, como contas de consumo (água, gás, energia e outros), assinatura de streamings, escola, faculdade, academia, etc.
Já o Débito Automático depende de convênios entre empresa e banco, sendo possível cadastrar somente contas recorrentes de energia, gás, telefone ou órgãos governamentais, como saneamento e outros.
Como pagar uma conta com Pix Automático?
Para usar essa forma de pagamento, é preciso autorizar a cobrança recorrente para que o Pix Automático seja feito. No aplicativo Stone, autorize a oferta enviada pela empresa recebedora com as informações sobre o agendamento (valor, data de vencimento, frequência).
Depois que você autorizar, a empresa recebedora terá permissão para enviar as cobranças recorrentes. A gente agenda a cobrança e os pagamentos são feitos nas datas e frequência definidas pela empresa, sem que você precise se preocupar.
Antes de cada pagamento, você recebe uma notificação prévia para ter a opção de cancelar e também pode consultar todo seu histórico de pagamentos a qualquer momento.
Qual a taxa para pagar com Pix Automático?
Não há taxas para fazer pagamentos utilizando o Pix Automático.
Quem pode pagar usando Pix Automático?
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode usar o Pix Automático como forma de pagamento, desde que tenha recebido uma oferta de uma empresa recebedora. Essa é uma alternativa para quem prefere pagar de forma automática com o saldo da conta.
É possível cancelar um Pix Automático?
Tanto o pagador quanto o recebedor podem cancelar uma autorização de Pix Automático a qualquer momento. No entanto, os pagamentos agendados para o mesmo dia não serão cancelados.
É possível editar um Pix Automático?
Não é possível editar um Pix Automático, mas é possível definir um valor máximo para os pagamentos de cada autorização quando ela for de valor variável, como contas de consumo, por exemplo.
Meu pagamento do Pix Automático aconteceu depois da data combinada. O que pode ter acontecido?
Uma autorização de Pix Automático pode conter uma condição em que, caso o pagamento não seja feito na data prevista por falta de saldo, limite disponível ou por alguma falha operacional, ele pode ser realizado durante os 7 dias posteriores à data inicial. O pagamento, no entanto, deve ter o mesmo valor da cobrança original, sem incidência de juros ou multas.
Importante: essa condição, caso exista, vai ser disponibilizada na oferta.
O Pix Automático vai consumir do meu limite de Pix?
Os pagamentos do Pix Automático consomem um limite diário e específico para cobranças desse tipo, não consumindo, portanto, seus limites de Pix e Pix Agendado.
Fui cobrado de forma indevida pelo Pix Automático. O que posso fazer?
Caso você tenha sido cobrado de um valor diferente daquele definido na autorização ou acima do valor máximo definido, ou tenha cancelado uma autorização e mesmo assim tenha sido cobrado, você pode abrir uma solicitação de devolução pelos canais de atendimento da Stone. Sua solicitação vai analisada em até 24 horas e, caso confirmado o débito indevido, o valor vai ser estornado nesse mesmo período.
Quero ofertar o Pix Automático para os meus clientes. Posso fazer pela Stone?
A partir de 16/06/25, os clientes Stone podem autorizar e pagar uma oferta de Pix Automático que receberem de uma empresa. Ainda não é possível criar ofertas de cobranças recorrentes pelo aplicativo Stone.