Trava Bancária

O que é Trava Bancária?

A Trava Bancária é um mecanismo criado pelo Banco Central para regulamentar as operações de crédito, como empréstimos ou o uso de limite de cheque especial/conta garantida. 

Em outras palavras, a Trava Bancária garante que as suas vendas com a máquina de cartão só vão ser utilizadas uma única vez como garantia para contratação de um empréstimo.   

Como funciona?

Quando você contrata um empréstimo junto a uma instituição financeira utilizando os recebimentos de cartão de crédito como garantia, estes valores não podem mais ser utilizados como caução em outra operação de crédito. Chamamos de Trava Bancária o procedimento que impede que os mesmos recebimentos sejam utilizados como garantia em mais de uma operação de crédito.

No ato da contratação, é escolhida a conta em que será aplicada a Trava Bancária, onde devem ser pagas pelas adquirentes as transações a crédito dos arranjos de pagamento usados como garantia. 

Confirmada a contratação do empréstimo e a aplicação da Trava Bancária, as adquirentes/credenciadoras que o lojista trabalha serão informadas que os pagamentos das transações a crédito das bandeiras usadas como garantia devem ser realizadas na conta indicada.

Como funciona a Trava Bancária para quem pegou empréstimo em outras instituições?

A lógica é a mesma para todas as instituições financeiras que utilizam a Trava Bancária para impedir que as vendas realizadas a crédito na maquininha sejam dadas como garantia de pagamento em mais de um empréstimo.

Se você tem algum empréstimo ativo nessas condições em outra instituição financeira, não é possível pegar o Empréstimo Stone enquanto não quitar a dívida anterior.

Como funciona a Trava Bancária para quem tem Empréstimo Stone?

A Trava ancária é sempre utilizada para evitar que os mesmos recebimentos sejam oferecidos como garantia em mais de um empréstimo. No sistema de Trava Bancária originado por um Empréstimo Stone, você fica livre para antecipar suas vendas, caso deseje.

Importante: se já tiver uma Trava Bancária ativa com outra instituição, ou seja, se já tiver usado seus recebimentos de cartão como garantia para um empréstimo, você não vai poder contratar o Empréstimo Stone enquanto essa trava estiver ativa. Fazemos isso apenas para garantir que os seus recebimentos não sejam oferecidos para nenhuma outra instituição financeira como garantia de um novo empréstimo, ok?

Lembre-se

  • Se houver algum problema ao ativar trava, como por exemplo: dados bancários inválidos, cliente MEI com conta de Pessoa Física, entre outras, não conseguiremos realizar o desembolso na sua conta.
  • Na hipótese de quitação do empréstimo, a trava bancária originada por um Empréstimo Stone será removida em até 2 dias úteis.


Saiba mais sobre o Empréstimo Stone

Principais dúvidas

Quem regulamenta a Trava Bancária?

A Trava Bancária é um mecanismo jurídico criado pelo Banco Central do Brasil, autarquia brasileira que regulamenta o sistema financeiro nacional e de pagamentos brasileiro.

Caso eu seja travado, mas não reconheça ter assinado nenhum contrato de empréstimo com garantia, o que devo fazer?

Nesse caso, o ideal é que você entre em contato com a instituição financeira em que seus recebimentos foram travados para entender o motivo da trava. Caso você não saiba, é só entrar em contato com o nosso atendimento que a gente te passa as informações que temos.

Posso alterar o domicílio bancário se tiver trava?

Você não poderá alterar o domicílio bancário em que recebe as transações de crédito das bandeiras travadas. 

As bandeiras não travadas e as vendas realizadas no débito (de qualquer bandeira), por sua vez, podem ser liquidadas em qualquer domicílio bancário de sua escolha. Quando o empréstimo for quitado, você será livre para escolher novamente o domicílio bancário em que irá receber seus pagamentos.

Posso solicitar antecipação das vendas de bandeiras travadas com a Stone?

Sim. Você pode antecipar todos os seus recebimentos com a Stone, inclusive das bandeiras travadas, visto que a trava é sobre o domicílio bancário e não sobre os seus recebimentos. No entanto, é preciso ressaltar que o valor antecipado poderá ser retido pela instituição que concedeu o crédito por um período de até 2 dias, no qual a instituição pode avaliar a necessidade de reter estes recebimentos para amortizar o empréstimo ou realizar a liberação do dinheiro. 

Nesses dois dias, a instituição financeira com a qual você contratou o empréstimo poderá realizar uma análise da deterioração do risco de crédito, para confirmar se você tem condições de continuar pagando o empréstimo contratado. Se tudo estiver certo, o pagamento será liberado em seguida. Se o banco avaliar que houve uma deterioração do risco, ele pode reter o valor para abater do saldo devedor.

Importante: A norma que regulamenta a Trava Bancária estabelece que a instituição financeira só pode reter apenas até o valor da dívida ou do empréstimo, não podendo reter todo o valor antecipado, caso este seja maior que a dívida.

Como identifico se o valor antecipado foi retido pela instituição financeira que concedeu o empréstimo?

A retenção de valores da sua antecipação deverá aparecer no extrato da sua conta bancária que possui trava.

Onde posso ver se tenho alguma bandeira travada?

É possível visualizar diretamente no Portal Stone ou entrando em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente.

Onde posso consultar as normas estabelecidas pelo Banco Central?

Veja a Resolução CMN nº 4707, de 19 de dezembro de 2018, em vigor desde janeiro de 2020, que estabeleceu as condições e os procedimentos para a realização, por instituições financeiras, de operações de crédito vinculadas a recebimentos de arranjo de pagamento e a Circular BCB nº 3.924, da mesma data.