Bem-vindo(a) à nossa seção de Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o cadastro de produtos no Catálogo da Stone. Aqui, você encontrará respostas para as dúvidas mais comuns sobre como cadastrar e gerenciar seus produtos de forma eficiente.
Para que serve o catálogo de produtos?
O catálogo de produtos na Stone tem como objetivo principal ajudar no gerenciamento das vendas realizadas pelo seu negócio. Todos os produtos cadastrados irão aparecer no aplicativo “Vender” dentro das maquininhas smart da Stone e você poderá selecioná-los a cada venda. A cada nova venda você irá adicionar esses produtos ao pedido e nós faremos o cálculo do valor a ser pago pelo seu cliente.
Ao final do dia, da semana ou do mês, você terá acesso a um relatório com todos os produtos que foram vendidos e poderá se programar melhor para a reposição do estoque. O catálogo de produtos da Stone foi desenvolvido com o intuito de otimizar a gestão das vendas do seu negócio de maneira intuitiva e eficiente. Ao cadastrar seus produtos, eles se tornam visíveis no aplicativo "Vender", presente nas maquininhas smart da Stone, facilitando a seleção no momento de cada transação. Essa funcionalidade permite que, a cada venda, você adicione os itens comercializados ao pedido, e nosso sistema calcula automaticamente o valor total a ser pago pelo cliente, eliminando erros e agilizando o processo de checkout.
Essa organização detalhada das suas vendas oferece uma visão clara do seu desempenho comercial. Ao final de cada período – seja no dia, na semana ou no mês – você terá acesso a relatórios abrangentes que detalham todos os produtos vendidos. Essa informação é crucial para um planejamento de reposição de estoque mais assertivo, evitando a falta de produtos e otimizando seus recursos. Com o catálogo de produtos da Stone, você ganha mais controle sobre seu inventário e pode tomar decisões de compra mais informadas, impulsionando o crescimento do seu negócio. Além disso, a padronização dos produtos no catálogo contribui para uma experiência de venda mais profissional e organizada para seus clientes.
Como faço para cadastrar um produto?
Para cadastrar um novo produto, siga os seguintes passos:
- Acesse o menu "Produtos" na dash Stone.
- Clique no botão "+ Cadastrar produto" e selecione a opção de “Inserir dados manualmente”
- Preencha os campos obrigatórios, como nome do produto e preço de venda.
- Se desejar, adicione informações adicionais, como código de barras (se houver), categoria e grade.
- Clique em "Salvar" para finalizar o cadastro.
Por padrão, todos os produtos cadastrados serão salvos com o status “Público” e poderão ser vistos na sua maquininha. Caso deseje, você pode alterar esse status para “Rascunho” e deixar para publicá-lo em um outro momento.
Para alterar o status na tela de detalhes do produto, basta ir até o botão de status localizado no canto superior direito da tela e clicar em cima para selecionar uma outra opção.
É possível cadastrar mais de um produto por vez?
Sim. Caso deseje fazer o cadastro de múltiplos produtos, você poderá importar uma planilha no formato .CSV. Para fazer isso, siga os seguintes passos:
- Acesse o menu "Produtos" na dash Stone.
- Clique no botão "+ Cadastrar produto" e selecione a opção de “Importar planilha”
- Na tela seguinte, recomendamos que clique em “Baixar modelo de planilha”
- Feito isso, abra esse modelo de planilha em um software próprio para isso (ex: Excel ou Planilhas Google) e preencha todos os campos, considerando uma linha para cada produto a ser cadastrado. Apenas os campos de nome do produto e preço de venda são obrigatórios. As colunas de código de barras e categoria podem ficar vazias, se assim desejar.
- Quando sua planilha de produtos estiver pronta, você deve salvá-la no formato .CSV. Por enquanto, este é o único formato aceito por esse fluxo de cadastro.
- Planilha CSV salva, basta voltar para a seção de “Produtos” na Stone e fazer o upload arrastando e soltando no campo indicado, ou selecionando o arquivo salvo no seu computador.
- Quando o upload estiver concluído, verifique os dados exibidos na tela. Caso tenha algum erro, você precisará corrigir direto no arquivo do seu computador, exportar no formato CSV e subir de novo no nosso sistema. Caso esteja tudo certo, basta confirmar a importação e todos os produtos listados na planilha estarão salvos no seu catálogo e disponíveis para a venda na sua maquininha Stone.
É importante destacar que todos os produtos cadastrados via importação de planilha, por padrão, estarão com status “Público” e disponíveis para venda na maquininha. Caso deseje alterar o status de algum deles, será necessário entrar na página de detalhes desse produto e fazer a alteração manualmente.
Além disso, os dados adicionais de subcategoria e grade deverão ser adicionados separadamente dentro da página de edição de cada produto.
Quais informações são obrigatórias no cadastro de um produto?
As informações obrigatórias para salvar um produto com status “Público” são:
- Nome do produto
- Preço de venda
Caso seu produto esteja sendo salvo com o status “Rascunho” ou “Arquivado”, apenas o nome será obrigatório.
O que são os dados adicionais e quais são eles?
São todos os dados disponíveis no cadastro do produto, porém não obrigatórios. Esses dados são:
- Imagem
- Código de barras (GTIN/EAN)
- Categoria
- Grade
O que é e onde aparecerá a imagem cadastrada no meu produto?
Essa imagem é uma foto do produto que está sendo cadastrado. A visualização dela só acontecerá no link de compartilhamento do seu catálogo, que ainda está em fase de construção e será disponibilizado em breve para o seu negócio.
Esta imagem não será exibida nas maquininhas Stone.
O que é o código de barras e como ele funciona?
O código de barras GTIN/EAN é um padrão de código global utilizado para identificar produtos e serviços. Por enquanto, este dado servirá apenas para identificação precisa do seu produto cadastrado e não será exibido ou utilizado em nenhum momento do seu fluxo de vendas com produtos.
É importante explicar também que o catálogo Stone só permite o uso de códigos GTIN/EAN, que normalmente possui 13 dígitos numéricos, mas pode ter 8, 12 ou 14 dígitos, dependendo do produto em questão.
O que são categorias e subcategorias e por que devo adicioná-las ao meu produto?
As categorias e subcategorias no contexto de vendas com produtos na Stone servem para organizar e classificar seus produtos, facilitando a gestão e a localização dos itens no catálogo exibido na sua maquininha.
Categorias
- O que são: As categorias são as classificações mais amplas dos produtos. Elas representam os grandes grupos ou tipos de produtos que você vende. Por exemplo, em uma loja de roupas, as categorias podem ser "Vestuário", "Calçados" e "Acessórios". Em um mercadinho ou mercearia, as categorias podem ser "Alimentos", "Bebidas" e "Produtos de Limpeza".
- Por que usar: A utilização de categorias ajuda a organizar o seu inventário de forma lógica e intuitiva. Isso facilita a navegação tanto para você, ao gerenciar os produtos no nosso sistema, quanto para os seus funcionários, ao procurar itens para vendas na maquininha Stone.
- Exemplo no sistema: Ao cadastrar um produto como "Camiseta", você o classificaria na categoria "Vestuário".
Subcategorias
- O que são: As subcategorias são divisões mais específicas dentro de uma categoria. Elas permitem detalhar ainda mais a classificação dos produtos. Usando o exemplo da loja de roupas, dentro da categoria "Vestuário", você poderia ter subcategorias como "Camisetas", "Calças", "Saias" e "Blusas". Em um mercadinho ou mercearia, dentro de "Alimentos", poderia haver "Frutas", "Verduras" e "Carnes".
- Por que usar: As subcategorias refinam a organização dos produtos. Isso é útil tanto para a gestão interna quanto para a experiência de quem opera a maquininha Stone no seu negócio, pela possibilidade da visualização das categorias e subcategorias.
- Exemplo no sistema: Dentro da categoria "Vestuário", você pode ter a subcategoria "Camisetas" e, dentro desta, "Camisetas lisas" e "Camisetas estampadas".
Ao utilizar categorias e subcategorias no catálogo da Stone, você garante uma gestão mais eficiente do seu estoque e garante uma melhor organização dos seus produtos.
O que é grade e quando devo adicioná-la ao meu produto?
Grade, em um sistema de PDV, refere-se a variações de um mesmo produto, como tamanho, cor ou peso. Use a grade quando seu produto tiver diferentes opções que afetam o preço ou estoque. Veja abaixo alguns exemplos:
Como posso cadastrar produtos com variações (tamanho, cor, etc.)?
Dentro da tela de cadastro de um produto, clique em “+ Dados adicionais” e ative a opção de “Grade”. Você poderá adicionar o tipo da variação, como tamanho, cor, peso e também suas opções (vermelho, pequeno, 500g, …).
Como faço para alterar o preço de um produto já cadastrado?
Para alterar o preço de um produto, siga estas etapas:
- Acesse o menu "Produtos" e localize na listagem o produto que deseja editar.
- Clique no nome do produto ou no ícone de "Editar".
- No campo de “preço de venda” altere para o valor desejado.
- Clique em "Salvar" para confirmar a alteração.
Como faço para dar baixa no estoque de um produto vendido?
Por enquanto o nosso sistema de catálogo ainda não faz o controle de estoque, mas oferecemos um relatório diário com os produtos vendidos. Desta forma, será possível saber como o estoque foi impactado e tomar as devidas providências para repor os produtos que estiverem em falta ou com poucas unidades.
Onde posso encontrar o histórico de cadastro e alterações de produtos?
O histórico de cadastro e alterações de produtos não está disponível nesta versão do catálogo. Se essa funcionalidade for essencial para o seu negócio, entre em contato com o nosso time de atendimento e informe seu interesse.
Onde os produtos cadastrados serão exibidos?
Todos os produtos cadastrados na Stone serão exibidos dentro do app “Vender” na sua maquininha smart da Stone. Mas atenção, apenas os produtos com status de “público” ficarão visíveis no fluxo de vender.
Cadastrei um produto e ele não está aparecendo na minha maquininha?
Existem 2 motivos para que isso esteja acontecendo:
- Produto salvo com status “rascunho” ou “arquivado”. Você poderá verificar o status do seu produto buscando por ele na listagem de produtos cadastrados ou dentro da própria página de edição do produto em questão. Apenas os produtos salvos com o status “Público” ficam visíveis no aplicativo “Vender” na maquininha.
- O app utilizado na maquininha não está integrado ao catálogo. Seu catálogo de produtos ficará visível apenas no aplicativo “Vender” e você poderá baixá-lo acessando a lojinha da sua maquininha smart.
Esperamos que esta FAQ tenha respondido às suas principais dúvidas sobre o cadastro de produtos. Se você tiver outras perguntas, entre em contato com o nosso time de atendimento.