Simulador de vendas na máquina A8 (Android)

O que é o simulador?

O aplicativo tem a funcionalidade de simular vendas diretamente na maquininha, calculando os descontos de MDR (taxa da transação) e taxas de antecipação (se solicitada).

Com ele, você consegue ter mais transparência em relação às taxas aplicadas na venda, gerir os valores que tem para receber, negociar com mais facilidade o número de parcelas e a bandeira utilizada na transação, bem como calcular o valor lucrado.

Como utilizar a ferramenta

a) Quando você possui antecipação automática:

1. Acesse o menu através do botão “Menu” na tela da máquina;

2. Busque pelo aplicativo “Simulador de Vendas” e clique em cima do ícone do app para abri-lo;

3. Será exibida a tela de carregamento do aplicativo;

4. Em seguida, será exibida uma tela para inclusão do valor que deseja simular, com as opções “cancelar” ou “continuar”; 

5. Ao inserir o valor e selecionar a opção “continuar” na tela do equipamento, será exibida a tela para escolha da bandeira que será utilizada para pagamento do produto ou serviço; 

6. Ao selecionar a bandeira, será exibida a tela de modalidade. Ao selecionar a modalidade (crédito à vista, parcelado ou débito), o app irá carregar algumas informações, mostrando um “loading” (carregamento).

7. Após a exibição do carregamento, será exibida a tela com o resumo da simulação considerando as informações de: 

  • Valor da simulação; 
  • Bandeira; 
  • Modalidade; 
  • Taxas; 
  • Recebimento: Antecipação Automática.

8. Ao clicar na informação de “Recebimento”, se você possuir antecipação automática aparecerá uma mensagem informando: “Sua antecipação é automática: Incluiremos as taxas na simulação. Seu recebimento será na data programada.” 

  • Valor líquido do lojista com informação de quando você receberá; 
  • Valor bruto do portador e forma de pagamento (à vista, 2x, 3x); 
  • Botão “Ir para Pagamento”.  

9. Ao selecionar a opção “Ir para pagamento” na tela da máquina ou pressionar a tecla verde no teclado físico, será exibida a tela do Pagamento com a informação de “Valor da Transação” e modalidade, onde você deverá inserir, passar a via tarja ou aproximar o cartão do portador; 

10. Ao passar tarja, inserir ou aproximar o cartão a venda será processada normalmente; 

11. A filipeta sairá com o comprovante da venda. 

b) Quando você não possui antecipação automática:


1. Na máquina Android, é preciso acessar o menu através do botão “Menu” na tela da máquina;

2. Busque pelo app “Simulador de Vendas” e clique em cima do ícone do aplicativo para abri-lo; 

3. Será exibida a tela de carregamento do aplicativo; 

4. Em seguida, será exibida uma tela para inclusão do valor que deseja simular, com as opções “cancelar” ou “continuar”;

5. Ao inserir o valor e selecionar a opção “continuar” na tela da da máquina, será exibida a tela para escolha da bandeira que será utilizada para pagamento do produto ou serviço; 

6. Ao selecionar a bandeira, será exibida a tela de modalidade. Ao selecionar a modalidade, o app irá carregar algumas informações, mostrando um “loading” (carregamento). 

7. Após a exibição do carregamento, será exibida a tela com o resumo da simulação considerando as informações de: 

  • Valor da simulação; 
  • Bandeira; 
  • Modalidade; 
  • Taxas; 
  • Recebimento: Aqui o cliente poderá escolher entre: “Calcular Antecipação” e “Não calculado”. 


Caso você escolha calcular antecipação, as taxas desse serviço serão incluídas na simulação, mas se optar por não calcular, as taxas adicionadas serão unicamente as de MDR (as taxas da bandeira).

  • Valor líquido do lojista, com informação de quando você receberá; 
  • Valor bruto do portador e forma de pagamento (À vista, 2x, 3x); 
  • Botão “Ir para Pagamento”. 


OBS: A primeira vez que esta tela for acessada aparecerá uma mensagem informando que “Esse serviço apenas faz a simulação do valor, ele não antecipa. Para antecipar, acesse o Portal.”

Essa mensagem vem acompanhada da opção: “Não exibir novamente”, e você poderá selecioná-la evitando assim que a cada simulação ela apareça novamente.  

8. Ao selecionar a opção “ir para pagamento” na tela do equipamento ou pressionar a tecla verde no teclado físico, será exibida a tela do Pagamento com a informação de “Valor da Transação” e modalidade, onde o você deverá inserir, passar a tarja ou aproximar o cartão do portador; 

9. Ao passar, inserir ou aproximar o cartão a venda será processada normalmente; 

10. A filipeta sairá com o comprovante da venda. 

c) O que acontece quando minha maquininha não tem conexão com internet?

O aplicativo não funciona sem internet. Dessa forma, se em qualquer momento da simulação a conexão for perdida o aplicativo dará erro e abrirá uma opção para você “Tentar novamente?”, com opção de escolher entre sim ou não.

1. Se escolher a opção “Não” o aplicativo será encerrado.

2. Se você escolher a opção “Sim” o aplicativo tentará carregar e seguir o fluxo padrão. Caso a conexão seja restabelecida o aplicativo funcionará normalmente, mas se não conseguir reconectar ele abrirá novamente a mensagem de erro e você poderá decidir se tentará novamente ou não. Após a segunda tentativa sem o sucesso o aplicativo irá fechar automaticamente.